/ CAPS - Apoio Psicossocial
CAPS - Apoio Psicossocial

Criado em 2001, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola da UCPel é um local de reabilitação para pessoas que apresentam quadro de transtornos graves, e é mantido em convênio da UCPel com a Prefeitura Municipal de Pelotas. A atuação do CAPS Escola é uma forma de preparar os alunos da Escola de Psicologia para atuar nessas instituições e no sistema público de saúde, além de representar participação ativa da universidade na reforma psicológica. Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.

No CAPS Escola, há a multiprofissionalidade. O trabalho conta com médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, professor de educação física e artes. O aluno de psicologia que atua no CAPS Escola tem a oportunidade de ser treinado em atuar com trabalho integrado.

Ao atender pacientes e ensinar alunos, o CAPS Escola segue a tendência atual da psicologia de aproximação e inserção no sistema de saúde, principalmente na saúde pública.

Os CAPS são serviços de saúde abertos e comunitários do Sistema Único de Saúde (SUS). São lugares de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

 

Quem pode ser atendido no CAPS

Pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico. Como ser atendido

Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço, que esteja localizado na sua área da cidade. Ou seja, participam do CAPS Escola moradores da região central. Moradores das demais regiões da cidade devem preferencialmente procurar sua própria região ou ser encaminhado através da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal.

 

Como é o atendimento

Cada usuário deve ter um projeto terapêutico individual, isto é, um conjunto de atendimentos que respeite sua particularidade. O CAPS Escola pode oferecer, de acordo com o caso, três modalidades de atendimento:

 

Objetivos do CAPS Escola UCPel

 

CAPS Escola

Horário de atendimento: de segundas a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 19h30min.
Nas quartas-feiras pela manhã, o expediente é interno.
Endereço: Rua Félix da Cunha, 451
Telefone: (53) 3229-2923

EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?