/ Notícias / UCPel, UFPel e IFSul vão produzir álcool gel
UCPel, UFPel e IFSul vão produzir álcool gel
20.03.2020 | 14:31 | #farmacia #coronavirus
UCPel, UFPel e IFSul vão produzir álcool gel

Uma parceria entre as instituições de ensino da cidade será responsável, a partir da próxima semana, pela produção de álcool gel para Pelotas e região. Participam Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), além de empresários e Secretaria Estadual de Saúde.

“A UCPel, como universidade comunitária sempre ocupada com os problemas da cidade e da região, ainda mais frente a um problema internacional, não iria se furtar de seguir seu trabalho junto à sociedade”, comentou o reitor da Católica, José Carlos Pereira Bachettini Júnior.

A produção deve se iniciar quando os insumos forem disponibilizados pelo Governo do Estado, explica o professor e coordenador do curso de Farmácia da UCPel, Elemar Maganha. Atualmente, o álcool etílico absoluto encontra-se em falta no mercado, assim como o polímero Carbopol, utilizado como formador de gel, e até mesmo embalagens para acondicionar o produto.

Assim que o álcool for obtido, o caminhão deve se dirigir para a empresa Biri Refrigerantes, que irá envasar cerca de 20 mil litros de álcool (ainda na condição líquida) em garrafas PET de 300 ml e 500 ml, sendo estas posteriormente distribuídas em hospitais, ambulatórios e postos de saúde.

O restante do álcool será encaminhado para UCPel, UFPel e IFSul, a fim de transformá-lo em gel. Ainda se fará necessário os demais insumos. Na UCPel, professores e alunos do curso de Farmácia pretendem utilizar a estrutura do Laboratório de Farmacotécnica, sob supervisão do professor Renato Vianna, para desenvolver a produção de dez a 15 quilos do produto. “É um momento das instituições que cuidam da nossa cidade e da nossa região tentarem minimizar problemas futuros”, acredita Bachettini.

O Laboratório de Farmacotécnica da UCPel, inclusive, produziu mais de 20 quilos de álcool gel nas últimas semanas para abastecer os prédios vinculados à UCPel, entre eles Campus 1, Hospital Universitário São Francisco de Paula, Campus Saúde, Reitoria, Santa Margarida e Centro da Criança São Luiz Gonzaga.

Redação: Max Cirne