/ Notícias / UCPel tem sete projetos cadastrados para enfrentamento da Covid-19 no Programa Inova RS
08.04.2020 | 18:06 | #institucional #edr #coronavirus

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lidera o número de ações desenvolvidas em Pelotas contra a Covid-19, conforme aponta o Programa Inova RS, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande do Sul. Até o momento são sete estratégias em andamento, divididas entre orientação telefônica voluntária em seis UBS’s, produção de equipamentos de proteção individual (EPI), capacitação para profissionais da saúde, vídeos orientativos e testes de detecção do novo coronavírus.

Criada para mapear iniciativas realizadas por universidade e por ambientes de inovação do Estado, a plataforma, que pode ser acessada no site é considerada um guia para incentivar a articulação entre os setores público e privado. De acordo com o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, a Universidade está criando novas frentes que logo também estarão disponíveis para consulta no site e aptas a participar da rede de trocas e receber patrocínio.

Até o momento, podem ser encontrados no site da  Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia sete projetos da UCPel: produção de álcool gel; produção de protetores faciais (modelo Face Shield); cursos de capacitação para profissionais da saúde sobre procedimentos mais usados em pacientes Covid-19; vídeos de apoio à saúde mental voltados aos profissionais de hospitais; atendimento telefônico para tirar dúvidas sobre a Covid-19 em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS); realização de 50 testes diários para diagnóstico PCR coronavírus e preparação para atenção aos pacientes não covid-19 da região. Todos os projetos são passíveis a receber contribuições.

Na avaliação do coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Ezequiel Megiato, o programa trabalha tanto com o setor público quanto com a iniciativa privada, com o aporte de recursos, para articular soluções voltadas ao enfrentamento da pandemia. “É importante outros setores reconhecerem a importância da academia especialmente quando ela se volta para resolver os problemas do seu entorno”, comenta.

O Inova-RS já conseguiu mapear 168 iniciativas para enfrentamento da Covid-19, divididas entre oito regiões do Estado, compreendendo 19 instituições e 17 cidades. Através da reunião de dados na plataforma será possível obter informações sobre potenciais patrocinadores, necessidades e pontos críticos, participantes, agenda de eventos online além de acesso a um chat para comunicação.

Mais informações estão disponíveis no site inova.rs.gov.br

Redação: Rita Wicth - MTB 14101