/ Notícias / UCPel sediará encontros sul-rio-grandenses de Neonatologia e Enfermagem Neonatal
01.06.2015 | 16:43 | #medicina #enfermagem
De 25 a 27 de junho, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará sediando a 20ª Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e o 4º Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal. Edição comemorativa, o 20º Encontro de Neonatologia, de caráter itinerante, retorna a Pelotas, exatamente onde começou, em 1995. A proposta é trazer atualização aos diversos profissionais da equipe multiprofissional.

Os eventos são uma promoção conjunta do Núcleo de Pediatria da UCPel, Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. As atividades ocorrerão no Auditório Dom Antônio Zattera e na sala 425 C, ambos no Campus I da UCPel.

Assuntos ligados à UTI e ao cuidado com o prematuro estarão em alta, porém a programação, bastante abrangente, prevê ainda temas que todo pediatra deve saber em seu dia a dia. "São informações básicas não só em relação a recém-nascidos de risco, mas para crianças nesse período de vida", destacou a professora da UCPel e uma das integrantes da comissão organizadora, Regina Bosenbecker da Silveira.

Conforme a professora, a Neonatologia é uma área que tem tido um grande aumento de conhecimentos relacionados. Uma das razões é a demanda cada vez maior de prematuros e, ao mesmo tempo, aumento de condições para atendê-los com êxito. Outro dos motivos é a importância de reconhecer as necessidades das crianças para um atendimento adequado - o que irá refletir em sua qualidade de vida. "O nascimento e os 28 dias que seguem são períodos cruciais", destacou.

De acordo com a presidente do Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Rita de Cássia Silveira, a área busca excelência científica a cada ano.

Dentre os destaques da programação está a presença do médico Jorge Fabres, chefe do Programa de Especialidade em Neonatologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Ele falará, na abertura do evento, sobre Atualização em Reanimação Neonatal.

A Jornada também terá abrangência no setor acadêmico, tendo apresentação de artigos científicos como forma de incentivo ao ensino e pesquisa. As inscrições para apresentação de trabalhos devem ser feitas até o dia 10 de junho, pelo site do evento.

Programação:

Neonatologia e Enfermagem

25 de junho - Quinta-feira
19h - Inscrições
20h - Conferência: Atualização em Reanimação Neonatal - Jorge Fabres (Universidade Católica do Chile). Coordenação da mesa: Renato S. Procianoy

Neonatologia

26 de junho - Sexta-feira
8h30min - Conferência: Enterocolite Necrosante Neonatal - nosso eterno pesadelo - Jorge Fabres (Universidade Católica do Chile). Coordenação da mesa: Rita de Cássia Silveira
9h10min - Perguntas e debates
9h30min - Painel: Icterícia. Coordenação: Tanira Pires Barros
9h30min - Indicação de Fototerapia no RN Termo - Manoel Ribeiro
9h50min - Indicação de Fototerapia no RN Pré-Termo - Marcelo Porto
10h10min - Perguntas e Debates
10h30min - Coffee-break
11h - Conferência: Asfixia Perinatal - Renato S. Procianoy. Coordenação: José Aparecido Granzotto
11h40min - Perguntas e Debates
12h - Almoço
14h - Conferência: Follow-up do Prematuro - Neurodesenvolvimento - Rita de Cássia Silveira. Coordenação da mesa: Milene S. Oliveira
14h40min - Perguntas e debates
15h - Painel: Sepse Neonatal. Coordenação: Regina B. Silveira
15h - Diagnóstico. Andrea Corso
15h20min - Uso Criterioso de Antibióticos na UTI Neonatal - Ilson Enk
15h40min - Perguntas e debates
16h - Coffee-break
16h30min - Painel: Distúrbios Respiratórios. Coordenação: Amilcare Vecchi.
16h30min - Indicações de Surfactante na SDR - Paulo Nader.
16h50min - Novas Estratégias na Prevenção da DBP - Clarissa Carvalho
17h10min - Perguntas e debates

Enfermagem

26 de junho - Sexta-feira