/ Notícias / UCPel sedia evento latino-americano de habitação social
UCPel sedia evento latino-americano de habitação social
22.10.2013 | 17:22 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel sedia evento latino-americano de habitação social
Começa nesta quarta-feira (23), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o 19º ULACAV - Rede Universitária Latino-Americana de Cátedras de Vivenda. O evento, que discutirá o tema Universidade e Políticas de Vivenda - Como Formar Recursos Humanos para a Prática Profissional na Produção do Habitat, vai até o dia 25. Junto à UCPel, também organizam o evento a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a ULACAV.

A rede ULACAV começou sua atuação no ano de 1994, na Argentina, e é formada por Universidades comprometidas com a problemática da habitação social. Segundo responsável pelo projeto Habitação de Interesse Social da UCPel, professor Noé Vega de Mello, a ULACAV nasceu devido à preocupação sobre como as universidades estavam trabalhando problemas de moradias ligados às populações de seus países.  

O evento vem se constituindo como uma troca de experiências entre instituições, professores, pesquisadores e alunos, além de também reforçar a necessidade de programas de ensino, pesquisa e extensão voltados para o campo da produção social do habitat na América Latina. “O encontro não pretende resolver o problema da habitação e sim saber como as universidades estão se preparando para enfrentá-lo”, diz.

Um das essências do ULACAV, segundo Noé, é a intenção de despertar o interesse da comunidade universitária para estudo e compreensão da problemática urbana residencial, a cidade e habitat metropolitano popular. Outro ponto importante é  provocar as Universidades para discutir o que está sendo feito sobre o assunto e o papel específico do ensino de habitação. 

Cada ano o encontro é realizado em uma cidade da América Latina e nesta edição a cidade de Pelotas foi escolhida por ter as únicas universidades brasileiras membros da rede: UCPel e UFPel. Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e México integram permanentemente o ULACAV.

A programação dos três dias do evento ocorrerá parte na UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373) e parte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel (Rua Benjamin Constant, 1.359). Mais informações sobre o evento, assim como a programação completa podem obtidas neste link

As inscrições para participação podem ser feitas momentos antes da primeira atividade do evento, que está marcada para ocorrer às 14h do dia 23, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Também será possível realizar as inscrições às 18h no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel (entrada pela rua Três de Maio).  
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?