/ Notícias / UCPel recebe medalha em duelo de Direito Tributário
UCPel recebe medalha em duelo de Direito Tributário
11.12.2018 | 10:33 | #direito
UCPel recebe medalha em duelo de Direito Tributário
Os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ficaram com a terceira colocação no duelo sobre Direito Tributário proposto pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). O primeiro lugar foi para UniRitter e o segundo para representantes de um escritório de advocacia.

A Tax Moot Compettition Brasil contou com a participação de seis representantes de faculdades de Direito. Foi a primeira vez que a UCPel participou do duelo, sendo a única universidade do interior na batalha. Universidades como Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e UniRitter também participaram.

A proposta do duelo foi de simular uma apresentação e sustentação oral perante o Supremo Tribunal Federal. Os estudantes foram divididos em equipes, receberam um caso da área de Direito Tributário e ficaram responsáveis pela defesa do contribuinte ou pela defesa da Fazenda Pública.

Na avaliação do coordenador da Liga Acadêmica em Estudos Tributários da UCPel, professor Igor Zibetti, vivenciar a prática da advocacia nos Tribunais Superiores aperfeiçoa o poder de argumentação de forma oral em situação de pressão. “Isso ocorre especialmente porque os acadêmicos só ficam sabendo da defesa da outra equipe no momento em que estão duelando”, explica.

Os acadêmicos Lucas Dal Paz, Weslley Borges, Julia Godoy e José Mario Junior representaram a UCPel no evento. A atividade foi promovida pela Liga de Direito Tributário da Unisinos e contou com o apoio da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT). O Duelo ocorreu no dia 1º de dezembro em Porto Alegre.

Redação: Victoria Priotto
Edição: Rita Wicth – MTB 14101