/ Notícias / UCPel recebe intercambista de Portugal
UCPel recebe intercambista de Portugal
24.06.2015 | 16:18 | #psicologia
UCPel recebe intercambista de Portugal
Dentre tantas oportunidades de intercâmbio ofertadas no Brasil, a estudante de Psicologia da Universidade Católica do Porto, Portugal, Marta Isabel Fernandes Rodrigues, optou por Pelotas para realizar a experiência de estudar em outro continente. O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi o escolhido por ela para aperfeiçoar os conteúdos da área e colocá-los em prática.

A intercambista, que mora em Pelotas desde fevereiro deste ano, já pôde perceber que alguns dos pontos positivos dos brasileiros são a receptividade, a simpatia e a felicidade. Um dos diferenciais entre as universidades portuguesa e brasileira, de acordo com a acadêmica, é justamente a relação amigável entre professores e alunos. “Aqui no Brasil é maior a proximidade entre professores e alunos, o que facilita o estudo”, diz.

A teoria aliada à atuação prática proposta pela UCPel também impressionou a intercambista, que estagiou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fátima. “A parte prática é importante porque possibilita ver como a profissão realmente é”, pontua. Professores presentes durante a prática de estágio também deixaram Marta mais segura no momento da atuação. “Ajuda a não cometer erros. Gostaria que na minha universidade a parte prática fosse estimulada como é por aqui” complementa.

Pelotas foi a cidade escolhida por não ser um grande centro, além de a estudante também querer conhecer o sul do Brasil. Porto Alegre, Gramado, Jaguarão e Rio Grande foram roteiros feitos por ela, que já conhecia cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília. Montevidéu e Buenos Aires também integraram a lista de locais visitados pela estudante.

Como pontos negativos de sua passagem pelo Brasil, Marta aponta a sensação de insegurança, violência e corrupção, assim como a percepção da necessidade de um maior desenvolvimento de Pelotas em diversos aspectos.

Além dos conhecimentos adquiridos na UCPel, Marta levará na lembrança boas amizades e o gosto por brigadeiro e bombom de morango. A intercambista retorna para a Universidade Católica do Porto no dia 15 de agosto.

Vestibular
O curso de Psicologia é uma das graduações oferecidas no Vestibular de Inverno da UCPel. As inscrições estão abertas até o dia 03 de julho e a prova será no dia 08 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site do Vestibular.