/ Notícias / UCPel promove Semana de Luta Antimanicomial
UCPel promove Semana de Luta Antimanicomial
08.05.2015 | 14:30 | #psicologia
UCPel promove Semana de Luta Antimanicomial
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola), o Serviço de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Serviço Social promovem, de 11 a 15 de maio, a Semana de Luta Antimanicomial. Na programação, exposições, reuniões e bate-papos sobre a problemática da necessidade de cuidado integral e humanizado a quem tem sofrimento mental.

Está programada, para todos os dias, uma exposição itinerante. No primeiro dia, haverá mostra de trabalhos das oficinas desenvolvidas pelo CAPS Escola, como costura, artesanato, reciclagem, pintura e marcenaria. No dia 13, a programação inclui o Encontro em Formação em Luta Antimanicomial - Construindo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Cotidiano, com mesa-redonda com gestores da saúde pública e de saúde mental, professores da UCPel e usuários dos serviços do CAPS. Uma reunião especial com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima, para discutir o tema, terá lugar no dia 14.

O grupo da UCPel também estará presente no evento promovido pela Prefeitura de Pelotas no dia 18, com apresentações artísticas, mostra de trabalhos do CAPS Escola e entrega de material explicativo sobre o tema. O evento será no Largo do Mercado Público, às 14h.

Conforme a coordenadora administrativa do CAPS Escola, a assistente social Márcia de Almeida Rodrigues, a Semana se propõe a mostrar à sociedade que a luta antimanicomial continua e precisa seguir sendo construída. Isso inclui desmistificar a ideia de que para tratar a pessoa que sofre mentalmente é necessário segregá-la em lugares como manicômios. "A luta é pelo cuidado em liberdade, de forma mais humanizada, com acolhimento. Que essa pessoa possa ser tratada em sua integralidade", pontuou.

Programação:

Exposição Itinerante - Trabalhos das Oficinas do CAPS Escola, Mostra de Documentários e distribuição de informações sobre a Luta Antimanicomial
Das 8h30min às 20h30min - Campus I
Das 8h30min às 20h30min - Campus I
Das 8h às 12h - Hall do Auditório Dom Antônio Zattera
Das 8h30min às 17h30min - Campus II
Das 8h30min às 16h30min - Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)

Das 8h30min às 12h - Auditório Dom Antônio Zattera

Reunião com a Equipe da UBS Fátima