/ Notícias / UCPel produz 150 litros de álcool gel em um dia
UCPel produz 150 litros de álcool gel em um dia
24.03.2020 | 14:12 | #farmacia #institucional #coronavirus
UCPel produz 150 litros de álcool gel em um dia

Cerca de 150 litros de álcool gel foram fabricados em um único dia nos laboratórios da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A expectativa é manter a produção nos próximos dias a partir de insumos disponibilizados pelo Governo do Estado, o que deverá contribuir para atender a alta demanda enfrentada por hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) na prevenção do COVID-19 (Novo Coronavírus).

O primeiro grande lote de álcool gel produzido no Laboratório de Farmacotécnica da Católica contou com insumos próprios. Professores e técnicos trabalham atualmente para atender, primeiramente, demanda do HUSFP. Assim como outros produtos hospitalares, o álcool gel sofreu grande reajuste. Na última semana, o aumento chegou a 390%, o que vem dificultando a sua compra pelas instituições hospitalares.

Com a chegada da matéria prima disponibilizada pelo Governo do Estado, a expectativa é produzir 10 mil litros de álcool gel em laboratórios localizados na UCPel, UFPel e IFSul. A empresa de refrigerantes Biri ficará responsável pelo recebimento do produto líquido e irá envasar em torno de 100 mil litros. Toda a produção será direcionada à Rede Pública de Saúde e a populações carentes da região sul.

Conforme o coordenador do curso de Farmácia da UCPel, professor Elemar Maganha, a previsão é receber os insumos ainda nesta semana. “Para conseguir produzir cerca de 150 litros ao dia vamos contar com o trabalho voluntários de alunos do curso de Farmácia e farmacêuticos interessados em se engajar na iniciativa”, comenta.

Acadêmicos a partir do sexto semestre ou que já tenham passado pela disciplina de Farmacotécnica poderão participar. Um e-mail será enviado com orientações sobre as inscrições. Devido medidas de prevenção ao COVID-19, no máximo seis pessoas irão atuar por turno no Laboratório de Farmacotécnica. “Nosso laboratório é grande, mas em função do Coronavírus vamos limitar a entrada em no máximo seis pessoas para evitar a contaminação cruzada dos indivíduos que passem por aqui”, explica o professor Renato Vianna.

Além da dificuldade de comprar o álcool etílico absoluto, também encontra-se em falta no mercado o polímero Carbopol e até mesmo embalagens para acondicionar o produto. A parceria entre instituições de ensino e governo estadual irá facilitar o acesso aos insumos. De acordo com o professor Renato, a partir do preparo da solução ‘mãe’ (diluição do Carbopol em solução alcóolica) de forma antecipada, é possível fabricar até 150 litros por dia nas dependências da UCPel e HUSFP.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101