/ Notícias / UCPel participa da Semana das Profissões 2018 do Colégio São José
UCPel participa da Semana das Profissões 2018 do Colégio São José
Estudantes do Colégio São José puderam se aproximar de nove cursos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na manhã desta quinta-feira (18). As áreas de atuação profissional foram apresentadas em oficinas práticas durante a participação da Universidade na Semana das Profissões 2018.

(Clique na imagem para ver mais fotos)

A atividade, destinada aos alunos de Ensino Médio do Colégio, teve início com a apresentação do Vestibular 2019 e sorteio de brindes. Após, os estudantes foram divididos por interesse e convidados para participar de oficinas práticas.

No pavilhão do Colégio, os cursos da saúde simularam atendimento multiprofissional de parada respiratória e realizaram oficina de ressuscitação. A estudante do 2° ano do Ensino Médio, Victória Simon, pretende cursar Medicina e conta estar ainda mais motivada depois da atividade. "Foi muito bom interagir e conhecer mais da rotina profissional", diz.

Além disso, os futuros universitários puderam conhecer instrumentos de um consultório de odontologia, casos clínicos e participar de um procedimento de restauração dentária em manequim. No estande do curso de fisioterapia experimentaram ventosas, kinesio taping e tábua de propriocepção - utilizados em reabilitações.

O curso de Farmácia, recentemente eleito o melhor do Brasil dentre universidades privadas pelo Ranking Universitário Folha (RUF), propiciou observação de lâminas de hemogramas e parasitas em microscópio e de um tabuleiro de manipulação de medicamentos. Em uma roda de conversa com o curso de Psicologia, os alunos conheceram a estrutura da graduação e receberam orientações vocacionais.

O patrimônio arquitetônico de Pelotas também esteve presente na atividade. Na ação do curso de Arquitetura e Urbanismo, os interessados montaram maquetes de papel dos casarões e puderam visualizar as estruturas em realidade aumentada através do aplicativo Turismo Virtual - uma parceria da empresa Dimensio com o curso da UCPel que será lançada na Feira do Livro.

Também participaram da Semana das Profissões 2018 o curso de Direito, que apresentou as possibilidades de atuação do advogado; e o curso de Engenharia de Computação com um robô móvel criado pelos acadêmicos.

Vestibular 2019

Além dos nove cursos apresentados no Colégio São José, a UCPel oferta outras nove graduações no Vestibular 2019. Ao todo, 925 são disponibilizadas - sendo 150 destinadas à Medicina. Este ano, a prova única, composta por questões de múltipla escolha e redação, será aplicada em 25 de novembro. As inscrições podem ser realizadas através do site vestibular.ucpel.edu.br. Até 02 de novembro, o valor é de R$ 80; para medicina, R$ 150. Após, os valores das inscrições serão reajustados.

Redação: Piero Vicenzi