/ Notícias / UCPel integra 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
UCPel integra 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
11.09.2019 | 14:46 | #institucional
UCPel integra 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será uma das instituições parceiras da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Criada pelo Instituto Cultura em Movimento, a atividade envolve a apresentação de filmes e documentários em torno de temáticas transversais aos direitos humanos para o seu posterior debate. Os encontros têm data marcada para os dias 17 e 18 de setembro, a partir das 18h, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Na próxima terça-feira (17), o cine-debate abordará o acesso de pessoas de maior vulnerabilidade social a lugares de destaque por meio da arte. Organizado pela Capelania da UCPel através do Projeto de Extensão Horizontes, o bate-papo contará com a mediação do professor do curso de Pedagogia, Daniel Botelho, juntamente com acadêmicos e alunos extensionistas.

O curso de Direito, através do grupo de estudos sobre migrações (GEMIGRA), também promoverá a discussão. No dia 18, problemas relacionados ao recebimento de imigrantes serão trabalhados. A programação seguirá com a apresentação do documentário “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”, às 19h30, pelo curso de Pedagogia.

Segundo a diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas, professora Ana Cláudia Lucas, o circuito é importante para a formação de acadêmicos e pessoas mais humanas, na medida em que oportuniza a reflexão e o conhecimento dos princípios básicos à vivência digna de uma sociedade. “O combate às distorções em torno do assunto é necessário, e esta é uma forma de consolidar e de tornar mais efetivas as ações relacionadas ao respeito dos direitos humanos”, explica.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos foi criada em 2006 como uma das ações estratégicas para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Desde então, atua na busca pela consolidação da educação e da cultura em direitos humanos no Brasil.

Redação: Helena Rocha