/ Notícias / UCPel inaugura espaço dedicado a Dom Antônio Zattera
UCPel inaugura espaço dedicado a Dom Antônio Zattera
28.10.2019 | 18:11 | #institucional
UCPel inaugura espaço dedicado a Dom Antônio Zattera

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inaugura nesta quarta-feira (30) o Memorial Dom Antônio Zattera. O espaço, destinado a homenagear o fundador da instituição, receberá exposições temáticas sobre a vida do bispo. Para o lançamento, marcado para as 17h, foram privilegiadas algumas das obras desenvolvidas por ele em mais de quatro décadas. O Memorial ocupará o espaço da antiga Galeria de Arte, ao lado da sala dos professores do Campus I.

Uma obra que vence o tempo será a primeira exposição, disponibilizada para visitação a partir da cerimônia de lançamento. Nela, foram contemplados alguns dos grandes feitos do bispo, como a criação do Instituto de Menores, a fundação da UCPel e da Rádio Universidade e a aquisição do Hospital de Clínicas, hoje Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

O trabalho em prol da ampliação e pintura da Catedral Metropolitana de Pelotas e a contribuição na criação de inúmeras igrejas, tornando a Diocese de Pelotas uma das mais importantes do Estado, também farão parte do material exposto. Na ocasião, ainda será apresentado um vídeo em que o governador do estado, Eduardo Leite, enfatiza a importância dos feitos de Dom Antônio para a região.

Anualmente, será lançada uma nova exposição. A proposta é que os visitantes do Memorial sejam transportados, através de acervo digital e físico, para determinadas fases da vida do homem que tanto fez pela saúde e educação de Pelotas e região. As viagens internacionais, a relação com as lideranças políticas da época e os gostos pessoais do bispo já estão programados para as próximas exposições.

Um novo espaço

Para receber o Memorial Dom Antônio Zattera o espaço da antiga Galeria de Arte, localizada ao lado da sala dos professores, foi totalmente repaginado. As estruturas de madeira que davam suporte para as artes antes expostas foram retiradas, tornando o espaço mais amplo. O teto foi rebaixado, com o objetivo de deixar o ambiente mais aconchegante.

As paredes receberam melhorias e novas cores, assim como o piso. Uma iluminação própria para exposições também foi colocada, enfatizando os dez painéis que contarão a história de Dom Antônio. Além disso, foram idealizadas duas vitrines de vidro para o acervo físico, visando à exposição de parte de seu acervo.

O projeto do Memorial Dom Antônio Zattera contou com a participação de vários profissionais da UCPel. O setor de Comunicação e Relacionamento foi responsável pela definição dos temas, seleção do acervo e produção do conteúdo. Já o projeto arquitetônico e a execução da obra foram realizados pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA) da instituição.

Redação: Manuelle Motta