/ Notícias / UCPel fecha parceria para levantamento técnico do Teatro Guarany
UCPel fecha parceria para levantamento técnico do Teatro Guarany
13.03.2014 | 16:32 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel fecha parceria para levantamento técnico do Teatro Guarany
As paredes históricas do Teatro Guarany contam com novos aliados contra as patologias de construção que afligem a edificação. Através de parceria firmada com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), acadêmicos do sétimo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo irão analisar e propor soluções para os mais diversos problemas encontrados no local, além de também realizarem levantamento arquitetônico e histórico do edifício responsável por abrigar diversos espetáculos de entretenimento da cidade. 

Na tarde de quarta-feira (12), ocorreu o primeiro contato do grupo que realizará as avaliações e já foi possível perceber que o trabalho será grande, em função dos diversos problemas causados devido à ação do tempo como umidade, fissuras, mau uso, entre outras. Para a acadêmica Aline Poulsen, a experiência junto ao Teatro será uma oportunidade para aprender sobre restauro de prédios antigos. “Também poderemos ver de perto os materiais que eram utilizados nessas construções”, diz. 

De acordo com o diretor do Centro Politécnico, professor Paulo Guterres, o trabalho ocorrerá divido em dois momentos, que tratarão sobre a história e levantamento do entorno do Teatro e identificação de anomalias do edifício para propor possíveis formas de recuperação. “Todo o ano elegemos um prédio histórico para realizarmos a parte prática da disciplina, e, neste, escolhemos o Guarany devido à solicitação da proprietária do espaço”, explica, complementado que já foram realizados trabalhos semelhantes nos casarões seis e oito da Praça Coronel Pedro Osório e no Mercado Público. 

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Laura Zambrano, conta que os acadêmicos atuarão em sete grupos, que trabalharão os temas investigação histórica, plantas baixas, cobertura, cortes, fachada, plantas de esquadrias, detalhamentos técnicos, vistas interna e externa e diagnóstico do estudo atual de conservação do edifício.  O laudo confeccionado pelos acadêmicos deverá ser entregue no final do semestre letivo.

Para a proprietária do Teatro Guarany, Andrea Zambrano, o trabalho que será realizado pelos estudantes da UCPel viabilizará a construção de projetos visando a obtenção de patrocínio para a realização das intervenções necessárias apontadas pelo estudo. “Quero agradecer ao reitor da UCPel e aos professores Paulo e Laura pela realização desta parceria que é de suma importância para o Teatro, pois queremos transformá-lo em um centro cultural”, diz.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?