/ Notícias / UCPel estende suspensão das atividades presenciais até 30 de abril
UCPel estende suspensão das atividades presenciais até 30 de abril
08.04.2020 | 15:24 | #institucional #coronavirus
UCPel estende suspensão das atividades presenciais até 30 de abril

A Universidade Católica de Pelotas, atendendo a uma orientação de seu Comitê Interno de Gestão COVID-19, bem como à determinação do Governo do Rio Grande do Sul, que suspendeu as atividades de instituições de ensino públicas e privadas em todo o Estado, informa que:

- Está mantida, pelo menos até 30/04/2020, a suspensão das atividades presenciais da UCPel. Nesse período, as aulas continuarão a ocorrer remotamente, mediadas por tecnologia, conforme autorização emitida nas portarias 343 e 345/2020 do Ministério da Educação, a fim de que a continuidade do calendário letivo seja garantida, mesmo diante do cenário de excepcionalidade que afeta não apenas a nossa comunidade acadêmica, mas toda a sociedade brasileira.

- Diante de tal conjuntura, cabe destacar que o regime remoto é uma medida extraordinária, avalizada pelo MEC em razão da pandemia. Trata-se de uma ação temporária para garantir distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas, como é comum ocorrer em cursos de caráter presencial. Na modalidade remota, alunos e professores estão conectados ao mesmo tempo, em espaços virtuais, nos mesmos dias e horários das aulas, conforme determinado pela Comunicação 001/2020, da Pró-Reitoria Acadêmica da UCPel. Ou seja, a presença e a participação dos alunos nas aulas remotas serão contabilizadas, ainda que a frequência possa ser flexibilizada.

- As atividades remotas continuarão sendo gravadas e encaminhadas para o e-mail institucional a todos os alunos da disciplina, assim como os materiais de apoio utilizados, entre os dias 08/04/2020 e 30/04/2020. Nesse período, o corpo docente seguirá aplicando avaliações e continuará disponível para orientações, encaminhamentos e esclarecimentos, no horário e no turno das aulas presenciais e pelos ambientes virtuais utilizados na instituição.

- Conforme previsto no calendário acadêmico, a UCPel tem recesso nesta quinta-feira (09/04/2020) e no sábado (11/04/2020), além dos feriados da Sexta-feira Santa e de Páscoa. Nesses dias, as seis Unidades Básicas de Saúde administradas pela Universidade não atenderão o público.

-  Os prazos para entrega de documentos presencialmente foram ampliados e flexibilizados, de forma que a comprovação física e presencial possa ocorrer apenas quando retomada a normalidade do nosso funcionamento.

- Mesmo diante do já citado cenário de excepcionalidade, a UCPel segue funcionando a pleno, em tempo real. Neste contexto, para que possamos honrar com o pagamento dos salários de nossos professores e funcionários, bem como os compromissos legais e com fornecedores, a UCPel precisa que seja mantido o recebimento normal das parcelas dos alunos. Diante disto, para aqueles que porventura venham a enfrentar dificuldades, a UCPel adianta que está tratando cada caso individualmente. Basta que o aluno com problemas entre em contato pelo e-mail financeiro@ucpel.edu.br e exponha sua situação para que, juntos, encontrem a melhor solução.

- A UCPel mantém o atendimento remoto, através dos canais divulgados em nossas redes de comunicação e relacionamento. Até que voltemos ao convívio diário presencial, continuem protegendo-se em casa!