/ Notícias / UCPel e Sebrae firmam convênio para assistência técnica a empresas
UCPel e Sebrae firmam convênio para assistência técnica a empresas
Uma parceria que deverá beneficiar 600 empresários individuais e microempresários foi firmada entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) na tarde desta quarta-feira (25). O convênio faz parte da iniciativa Negócio a Negócio, incluso no programa Territórios da Cidadania, e contempla assistência técnica aos empreendimentos.

Conforme o projeto prevê, um grupo de 15 a 20 acadêmicos da UCPel visitará empresas em Pelotas, Herval, Jaguarão e Santana da Boa Vista. O primeiro contato dará origem a um diagnóstico empresarial, seguido da elaboração e implementação de um plano de ação específico para cada empreendimento. Em um terceiro momento, os estudantes farão o acompanhamento da execução do projeto. Contabilizando todas as incursões previstas às empresas, serão 1,8 mil atendimentos realizados pelos alunos, vinculados, principalmente, aos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da Católica.

Assinaram o convênio o pró-reitor Administrativo Eduardo Insaurriaga dos Santos, reitor em exercício; o diretor superintendente do Sebrae/RS, Léo José Hainzenreder; o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado; a gerente regional do Sebrae/RS, Rosani Ribeiro; o coordenador de Educação Continuada da UCPel, José Luís Silveira da Costa e o diretor da Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), Sérgio Ávila Cardoso.

Os representantes da UCPel destacaram que a parceria caracteriza-se por ser uma ação comunitária e uma integração entre Universidade e empresas. O resultado será o desenvolvimento regional aliado à qualificação do estudante. “É um espaço de atuação para colaborar na gestão de empresas formalmente constituídas, além de ser um diferencial para os nossos alunos”, comentou o pró-reitor, ao salientar que, em Pelotas, apenas a UCPel participa da ação.

Para o diretor superintendente Hainzenreder, a proposta vai ao encontro de empresas que não têm contato ou mesmo desconhecem a atuação do Sebrae. Assim, o Negócio a Negócio foi criado para ir até o cliente. Em 2011, o Rio Grande do Sul foi o recordista brasileiro de visitas a empresas e a expectativa é que se firme na posição neste ano novamente. “É uma experiência inigualável para os alunos. Eles vão ter contato com a ‘vida real’, vão estar próximos dos empresários. Vai proporcionar uma bagagem de aprendizado na prática”, destacou.

O projeto prevê intervenções nas áreas financeira, de marketing e vendas, além de outros conceitos básicos da área de negócios. O direcionamento deve ser em especial a empresas regularizadas nos últimos anos e que provavelmente ainda não passaram por nenhum tipo de capacitação.

Na próxima semana devem ser iniciados os treinamentos aos estudantes que prestarão a assistência técnica. A coordenação do projeto pela UCPel estará a cargo do professor de Administração e coordenador da graduação em Santa Vitória do Palmar, Samuel Ongaratto.