/ Notícias / UCPel é representada em Simpósio no México
UCPel é representada em Simpósio no México
Pesquisadores do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (PPGMEEC/UCPel) participaram nesta semana do 9º Simpósio Latino-Americano de Circuitos e Sistemas da IEEE. Evento ocorreu de 25 a 28 de fevereiro, em Puerto Vallarta, México.

Os representantes da UCPel, professor Cláudio Machado Diniz e o mestrando Aminadabe dos Santos Pires Soares, apresentaram trabalhos no evento - voltado para metodologias de projeto, técnicas e resultados experimentais em circuitos e sistemas eletrônicos.

Diniz, que é coordenador do curso de Engenharia de Computação da UCPel, apresentou o trabalho Exploring Power-Performance - Quality Tradeoff of Approximate Adders for Energy Efficient Sobel Filtering construído em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de Diniz, o trabalho, de autoria principal do doutorando da UFRGS, Leonardo Soares, contou ainda com a participação da acadêmica da UCPel, Morgana da Rosa, do professore da UCPel, Eduardo da Costa e do professor da UFRGS, Sergio Bampi.

Já o mestrando Aminadabe Soares apresentou o trabalho Energy-Based Voice Activity Detection Algorithm using Gaussian and Cauchy Kernels, que tem como co-autores o egresso do curso de Engenharia de Computação da UCPel, Matheus Stigger e os professores Everton Granemann Souza, Chiara do Nascimento, Sérgio Almeida e Wemerson Parreira. Para o mestrando da UCPel, ter um trabalho aceito no evento revela a contribuição da pesquisa para a comunidade científica mundial e traz satisfação pelo tempo dedicado ao estudo.

Durante o Simpósio, Diniz também coordenou a sessão de apresentação de trabalhos sobre consumo de potência em circuitos eletrônicos integrados. Ainda participou da reunião dos capítulos da América Latina da Sociedade de Circuitos e Sistemas, representando o Comitê Executivo do Capítulo Rio Grande do Sul.

Segundo Diniz, a participação em eventos internacionais dá visibilidade, reforça a importância da pesquisa realizada no PPG da UCPel e facilita o estabelecimento de novas parcerias com instituições do exterior. “Além de apresentar os trabalhos científicos, participar da reunião dos capítulos foi interessante para a troca de experiências sobre atividades de extensão realizadas em outros países da América Latina”, destacou o professor.

Recentemente, Diniz foi eleito para o comitê executivo do Capítulo Rio Grande do Sul da Sociedade de Circuitos e Sistemas, em que atua como coordenador de atividades. Na eleição, estavam presentes representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

Redação: Manuelle Motta