/ Notícias / UCPel e Prefeitura assinam convênio para regularização fundiária do Dunas
UCPel e Prefeitura assinam convênio para regularização fundiária do Dunas
08.10.2013 | 18:48 | #direito #arquitetura-e-urbanismo
UCPel e Prefeitura assinam convênio para regularização fundiária do Dunas
A comunidade do loteamento Dunas, localizado no bairro Areal, está prestes a ter uma de suas principais demandas atendidas. Um convênio firmado entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Prefeitura Municipal de Pelotas permitirá a regularização fundiária de 2630 lotes, beneficiando uma população de mais de 20 mil pessoas, que reside no local. O projeto é resultado do trabalho conjunto entre os cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo da UCPel.

Por meio de um termo de cooperação assinado junto à Prefeitura, os núcleos de Advocacia Popular (NAP) e Habitação Social (NHS) da UCPel vêm realizando o levantamento topográfico e sócio econômico de toda a localidade. Segundo o coordenador do NAP, professor Reinaldo Tillman, o trabalho busca viabilizar a elaboração de contratos individualizados e posterior encaminhamento desses documentos ao registro de imóveis. “Os alunos da Universidade participam diretamente da execução do projeto, visitando os posseiros, conhecendo a realidade dessas pessoas e utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula para dar mais dignidade a quem reside no local”, ressalta.

Para o coordenador do NHS, professor Noé Veja de Mello, possibilitar que os estudantes tenham contato com uma cidade ‘invisível’ e tomar conhecimento da existência desse contexto já é, por si só, um grande aprendizado. “A importância de projetos como esse está no êxito de formar profissionais sensíveis à problemática social”. A acadêmica do 7° semestre do curso de Direito, Pâmela Lopes, que participa do projeto desde o início, conta que a experiência é uma ‘via de mão dupla’. “O projeto de regularização fundiária permite que a gente aprenda com a comunidade na mesma medida em que a comunidade aprende conosco”. Pâmela destaca, ainda, que os projetos de extensão permitem a ela e aos colegas vivenciarem a realidade profissional, contribuindo para que as políticas públicas saiam do papel.  

Agradecendo o comprometimento e o empenho da comunidade acadêmica da UCPel em se colocar ao lado da sociedade nas  suas sete áreas do saber, o reitor José Carlos Bachettini Júnior disse não se cansar de repetir que a UCPel aceitou o desafio de promover uma mudança radical na forma de ensinar. “A qualidade no serviço prestado pelos nossos acadêmicos e professores é resultado do entendimento de que é preciso ensinar atendendo. O aprendizado, hoje, nada mais é do que o benefício desse vínculo proporcionado à comunidade”, destacou.  
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?