/ Notícias / UCPel é bem avaliada em dois índices do MEC
UCPel é bem avaliada em dois índices do MEC
Quatro cursos de graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram bem avaliados no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), índices utilizados pelo Ministério da Educação para mapear a qualidade das Instituições de Ensino Superior no país. Na UCPel, foram avaliados os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Serviço Social.

O CPC é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos entre outros itens. Os cursos da UCPel que obtiveram nota quatro nesse índice foram Enfermagem e Serviço Social. Com nota três, foram avaliados os cursos de Medicina e Fisioterapia. Farmácia ficou sem nota neste índice por não ter alunos novos no período em que ocorreu a avaliação.

No Enade, os cursos com conceito quatro foram Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social. Com três foram avaliados Medicina e Enfermagem. De acordo com o coordenador de Graduação da UCPel, professor José Antônio Weykamp da Cruz, a boa avaliação no Exame tem méritos dos acadêmicos convocados para a realização da prova, que entenderam a importância deste instrumento de avaliação. “A UCPel nos últimos anos vem trabalhando com a perspectiva de não se preparar pontualmente para a realização da prova, mas sim incluir esses indicadores no processo de planejamento e gestão”, explica.

Para a pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, a avaliação foi positiva e contou com a mobilização da comunidade acadêmica para a busca do resultado. “Avaliamos os resultados obtidos como positivos e continuamos sempre com a intenção de melhorar por entender que este processo de aperfeiçoamento é contínuo”, comenta. Desde 2012 as coordenadorias de Graduação e Pedagógica, juntamente com coordenadores de cursos e professores, trabalha de forma integrada no planejamento destas ações.

No Índice Geral de Cursos (IGC) – formado pela média ponderada dos CPC’s e que também leva em consideração os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições – a UCPel obteve a nota quatro, de um índice varia entre um e cinco. O MEC considera insuficiente qualquer conceito com notas um e dois.