/ Notícias / UCPel desenvolve equipamento para esterilização de máscaras de proteção respiratória
UCPel desenvolve equipamento para esterilização de máscaras de proteção respiratória
UCPel desenvolve equipamento para esterilização de máscaras de proteção respiratória

Autorizada pelo comitê do Covid-19 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), um equipamento para esterilização de máscaras de proteção respiratória está sendo desenvolvido pelo professor do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, Everton Granemann Souza. Após finalizado, o aparelho será cedido ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Uma das motivações para o projeto foi a simplicidade de implementação, a partir de materiais como painéis em MDF, lâmpada UVC, papel alumínio, moldes tridimensionais e instalação elétrica. A capacidade prevê a esterilização de 12 máscaras em cinco minutos, o que pode otimizar a reutilização de itens considerados descartáveis.

 

Adequações necessárias

A proposta foi do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), que teve acesso a um projeto realizado pelo médico norte-americano Mike Itagaki. Com base no original, o professor da UCPel adaptou a construção do equipamento para a realidade brasileira. “Refiz os cálculos teóricos do tempo de esterilização do novo coronavírus, propondo modificações nas dimensões da caixa e na substituição por lâmpada UVC de 24 watts encontrada no mercado nacional”, explica Souza.

O processo contou com a colaboração do arquiteto Mateus Costa, que desenvolveu o primeiro protótipo da caixa, e da professora Chiara das Dores do Nascimento, especialista na área de raios-X e também integrante do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, responsável por sugerir melhorias no sistema de vedação do projeto original, realizado em papelão. Neste sentido, optou-se pelo revestimento em madeira.

 

Validação

O equipamento constitui uma caixa de, aproximadamente, 55 cm de largura, 40 cm de profundidade e 47 cm de altura. No interior, o modelo de lâmpada apresenta um espectro de emissão ultravioleta C (UVC) e as laterais são revestidas por papel alumínio ou espelhos. “Para ter boa esterilização, a radiação UVC emitida pela lâmpada precisa refletir nas paredes interiores da caixa de forma especular, para ter a menor perda possível”, comenta o professor. 

Os painéis em MDF e a lâmpada UVC já foram encomendados. A expectativa é de que a caixa esteja finalizada em duas semanas, incluindo os suportes produzidos em impressora 3D para acomodar as máscaras no interior. Após o encaminhamento para o HUSFP, a utilização do aparelho na rotina do hospital será avaliada, a fim de elencar a necessidade de uma produção também para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Redação: Max Cirne

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?