/ Notícias / UCPel amplia acesso ao ensino superior com os cursos EAD
UCPel amplia acesso ao ensino superior com os cursos EAD
01.07.2020 | 13:18 | #institucional #vestibular #ead
UCPel amplia acesso ao ensino superior com os cursos EAD

O número de estudantes que escolhem um curso a distância no Rio Grande do Sul cresce a cada ano. Em 2018 foi registrado um aumento de 22,5% nas matrículas na modalidade EAD, conforme pesquisa do Instituto SEMESP, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil, no Mapa do Ensino Superior. A Zona Sul do estado, onde está localizada a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), se destacou no levantamento e registrou mais estudantes ingressantes no ensino a distância no período.

Com 60 anos de história, a UCPel lançou a modalidade em 2018 e atualmente já possui mais de 800 alunos matriculados. A instituição de ensino superior mais antiga do interior do Rio Grande do Sul já disponibiliza 20 cursos de educação a distância e, com reconhecida tradição na formação dos estudantes, tem como principal objetivo a manutenção da mesma qualidade nas modalidades presenciais e EAD.

O aluno dos cursos EAD tem aulas teóricas online, com as leituras, vídeos e gráficos das aulas teóricas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e conta com encontros presenciais para a realização de atividades práticas e provas. No Projeto Integrador é possível aplicar os conteúdos teóricos que foram repassados durante os módulos.

O estudante pode utilizar a estrutura física de todo o Campus I como a biblioteca e os laboratórios. O contato direto com os professores e os colegas ocorre por meio de encontros online por webconferência e as dúvidas podem ser tiradas pela plataforma de ensino com os tutores e colegas.

Vestibular Online e outras formas de ingresso

A UCPel está com inscrições abertas para o Vestibular Online TOP 90. As vagas são destinadas para segundo semestre do ano nos cursos de graduação a distância ou semipresenciais da instituição e o processo seletivo concede 90% de desconto na primeira mensalidade para os ingressantes que fizerem sua matrícula até 5 de julho.

Todas as informações e as inscrições estão disponíveis no site https://ead.ucpel.edu.br/top-90. Os candidatos inscritos receberão por e-mail as orientações para a realização a redação online de acordo com tema estabelecido pela instituição. Em caso de aprovação, o aluno precisa efetuar a matrícula para garantir o desconto.

Além do Vestibular Online, há outras opções de ingresso no EAD da UCPel utilizando a nota do ENEM, por transferência de outra instituição ou com o diploma de conclusão do ensino superior.