/ Notícias / UBS administradas pela UCPel oferecem atendimento telefônico
UBS administradas pela UCPel oferecem atendimento telefônico
27.03.2020 | 14:09 | #medicina #coronavirus
UBS administradas pela UCPel oferecem atendimento telefônico

A partir desta semana, quatro das seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) passaram a oferecer o serviço de atendimento telefônico. A alternativa foi implementada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberar, excepcionalmente durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), a prática de telemedicina.

O objetivo do procedimento adotado é fazer com que menos pessoas se dirijam às UBS, evitando aglomerações desnecessárias em um período que o recomendado é ficar em casa. Cerca de 15 estudantes do último semestre do curso de Medicina da UCPel atuam voluntariamente tanto no atendimento presencial dos pacientes quanto em aconselhamento via telefone.

Cada uma das UBS contempladas pelo serviço (Areal 1, Py Crespo, Pestano-CAIC e União de Bairros) disponibiliza seu número telefônico para que a população receba orientações, principalmente a respeito de sinais e sintomas do coronavírus. O atendimento gratuito ocorre no período de funcionamento estabelecido em cada unidade, normalmente horário comercial. A indicação é que cada paciente procure a UBS que frequenta, a fim de acessar o seu prontuário.

A atividade, mesmo com implementação recente, já contribuiu para a redução do número de pessoas nas UBS. “Py Crespo, por exemplo, tinha uma média muito elevada de pacientes. O movimento caiu 70%”, avalia o coordenador do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel, professor Cayo Lopes. A avaliação tem sido positiva, inclusive com consentimento da população, que entende a necessidade do isolamento social.

Mais a caminho

Além do atendimento telefônico, uma parceria entre UCPel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria Municipal de Saúde está avaliando a possibilidade de oferecer também consultas através de videoconferência. “Seria para fazer algo mais completo. Não só pela voz, mas enxergando o paciente e seus sinais”, comenta Lopes. A expectativa é que o serviço tenha início na próxima semana.

Se necessário, ligue:

UBS Areal 1