/ Notícias / Trabalho de aluno de Produção Fonográfica é selecionado para projeto Gravaêh
Trabalho de aluno de Produção Fonográfica é selecionado para projeto Gravaêh
O aluno do quinto semestre de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Fábio Galindo, realizou seu Projeto de Produção Fonográfica – referente ao Trabalho de Conclusão de Curso – preparando a banda pelotense Livre Mente para ser inserida no mercado fonográfico. Dentro disso, ele inscreveu o grupo no edital Gravaêh! Estúdio Móvel, da ONG Cirandar, de Porto Alegre. Entre 35 bandas da cidade, Livre Mente ficou entre as dez e foi selecionada.

O projeto Gravaêh! tem por objetivo estimular as bandas do interior do Rio Grande do Sul. Assim, o estúdio móvel – um ônibus -, vem para a cidade e grava com a banda. No caso da Livre Mente, foi feita a gravação da música Destino, que também será o nome do primeiro álbum do grupo.

Segundo Galindo, também presidente do Diretório Acadêmico do curso da Católica, este é um grande passo para a cidade que está caminhando para se tornar um pólo da produção fonográfica.

O trabalho do produtor fonográfico
O produtor fonográfico é um profissional que conhece a cadeia produtiva da música e o mercado, além de conhecer as necessidades do músico para que este possa ser profissionalizado perante o mercado. A produção com uma banda envolve questões musicais, como composição e arranjo, técnicas relacionadas à gravação, mixagem e masterização e ao mercado, que, por sua vez, engloba distribuição do disco, criação de estratégias de atuação, formação de público, criação da identidade visual, estratégias de marketing e publicidade e concepção artística.

* Na foto, o acadêmico Fábio Galindo (à direita) e a banda Livre Mente, selecionada para o Gravaêh!, em frente ao estúdio móvel.