/ Notícias / Tecnologia da Casa Pallet beneficia família do bairro Dunas
Tecnologia da Casa Pallet beneficia família do bairro Dunas
28.05.2013 | 09:40 | #arquitetura-e-urbanismo
Tecnologia da Casa Pallet beneficia família do bairro Dunas
Novas perspectivas para a moradia popular começam a ser implantadas no bairro Dunas, em Pelotas. Graças ao Projeto Casa Pallet, desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), uma família do local será beneficiada com a construção de mais uma peça anexa a sua moradia. Através do uso de materiais recicláveis como pneus, embalagens tetra pak, garrafas pet, e o pallet, novas formas em habitação poderão sair do papel. A peça começou a ser construída neste mês.

Os moradores da Rua 30 do Dunas já sabem que para ter acesso a essa tecnologia é preciso participar da construção. “A Casa Pallet é fácil de aprender justamente para ser construída pelos próprios usuários”, explica o professor do curso, Noé Vega de Mello. A ideia é que os próprios moradores, além de construir, também encontrem outras formar de desenvolvimento e uso do sistema.

O complexo utilizado pela Casa Pallet foi pensado e desenvolvido pelo aluno da UCPel, Cassius Baumgarten, que, sensibilizado com a falta de recursos do local, pensou em formas alternativas de ofertar uma moradia digna aliada a sustentabilidade. “As paredes feitas em pallet têm duplo revestimento em embalagens tetra pak, também usadas na construção do chão e telhado. O alicerce é feito com pneus, janelas são construídas através de garrafas pet”, conta Mello.

A construção da nova peça, segundo o professor, já está despertando a atenção de mais famílias no local. “Outras pessoas já estão demonstrando interesse no uso da tecnologia. Tem uma família que deseja construir um muro em seu terreno”, conta, enfatizando que os beneficiados precisam participar de todo o processo de construção.

O interesse pelo projeto ainda renderá bons desafios para os acadêmicos participantes. Unidades como cozinha e banheiro ainda precisam ser pensadas dentro desta tecnologia. Para o professor, o projeto de extensão ainda proporciona o intersaber, pois o aluno desenvolve o projeto e aprende na hora da prática, sem nunca esquecer que se ensina à comunidade mas também se aprende com ela. “O aluno precisa aprender com a necessidade. A humildade também é importante no aprendizado”, diz.

Outro ponto positivo do projeto é mostrar para governo e empresas que existem várias alternativas de ofertar uma habitação digna para famílias de baixa renda. “A habitação popular deve ser pensada juntamente com a população, pois eles sabem o que querem”, define o professor, concluindo que é trabalho da Universidade auxiliar no processo.

O projeto Pallet é desenvolvido através de projeto de extensão do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Universitário da UCPel. Integram o projeto os professores Noé Vega de Mello e Ricardo Brod Mendez e os alunos Bruna Cardoso Silva, Camila Camargo, Cássius Baumgartem, Guilherme Medeiros, Izabel Santos, Lucas Coelho Scholl, Raíza Dittgen e Ricardo Pestano. Também se engajaram no projeto acadêmicos do curso de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UCPel e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.