/ Notícias / Serviço Social da UCPel promove Pré-Conferência da Cidade no Py Crespo
Serviço Social da UCPel promove Pré-Conferência da Cidade no Py Crespo
21.06.2016 | 16:55 | #servico-social
Serviço Social da UCPel promove Pré-Conferência da Cidade no Py Crespo
Usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo, administrada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), participaram na segunda-feira (20) de uma pré-conferência para debater problemáticas vividas no bairro. A atividade foi proposta pelo curso de Serviço Social e pela turma de atividades integradas (composta por acadêmicos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem) da Católica.

Conforme explica a professora do curso de Serviço Social, Caroline Bunde, a atividade foi preparatória para a 6ª Conferência da Cidade, que ocorre no dia 25 de junho. “Durante o encontro dialogamos com a população sobre os determinantes sociais que acometem sua condição de saúde, incluindo saneamento básico, lazer, educação, mobilidade urbana, água e proteção social”, informou a professora.

Na avaliação da docente, os participantes do encontro conseguiram apresentar quais são os maiores problemas vividos no bairro. “Através do engajamento, a população consegue exercer o controle social frente aos serviços prestados nos espaços públicos”, disse. A Conferência é um dos locais em que o cidadão pode opinar sobre os serviços prestados em sua cidade e ainda contribuir para a criação e aperfeiçoamento da legislação local.

Além da população, que ganha voz e poder para influenciar a criação de políticas públicas, os acadêmicos também têm a oportunidade de dialogar com estudantes de outros cursos, ampliar a qualificação profissional e a prática comunitária. “Acompanhar acadêmicos das mais variadas áreas dentro da comunidade, dialogando com a população, é um dos grandes prazeres na formação profissional”, afirma a professora.

Sobre a Conferência

A Conferência Nacional das Cidades ocorre a cada três anos. Para a 6ª edição foi escolhido o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. O objetivo da Conferência é buscar a interlocução entre diversos segmentos da sociedade civil organizada e o poder público nos três níveis de governo, tanto no Executivo como no Legislativo, a respeito da “Função social da cidade e da propriedade”, como tema central. Além dos encontros municipais, que em Pelotas iniciaram no mês de maio e prosseguem até 25 de junho, haverá ainda a realização de conferências estaduais (de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017) e a Conferência Nacional, que ocorrerá de 5 a 9 de junho de 2017.