/ Notícias / Seminário realizado na UCPel reverte inscrições para a UTI do Hospital Universitário
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), promoveu na última quinta-feira (29), no Auditório Dom Antônio Zattera, o I Seminário Interdisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva do HUSFP. Tendo como principal tema a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), o evento reverte os valores arrecadados com as inscrições em benefício da UTI da instituição de saúde.

Segundo a organizadora da programação e professora do curso de Fisioterapia da UCPel, Thamires Lorenzet, o volume de inscrições superou a expectativa, com mais de 200 pessoas aderindo antes do evento e uma boa procura também na hora da atividade. O principal objetivo é adquirir um cufômetro (utilizado na ventilação mecânica). Além disso, há interesse na compra de colchões pneumáticos e de alguns equipamentos para fisioterapia. A atividade visou, igualmente, dar instrumentos à qualificação do atendimento e viabilizar aos alunos o acesso a outras tecnologias e equipamentos, de forma que todos tenham mais conhecimento sobre o tema.

A SDRA é um tipo de insuficiência respiratória, que pode causar um edema pulmonar, com taxa de mortalidade de 60%. A enfermidade é tratada em UTI, geralmente levando à necessidade de ventilação mecânica invasiva e tratamentos intensivos em abordagem multiprofissional. Conforme Thamires, além da focar na relevância da SDRA, a programação procurou abranger todas as áreas que prestam assistência aos pacientes, com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição.

A programação começou com a médica Bianca Orlando falando sobre Fisiopatologia e diagnóstico da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. Na sequência, a professora Thamires abordou a ventilação mecânica na SDRA. Já o professor e médico Márcio Osório Guerreiro tratou da Posição prona e recrutamento alveolar no paciente com a síndrome. O enfermeiro Juliano Carvalho Farias falou sobre protocolo para pronação e cuidados de enfermagem no paciente com SDRA. O evento foi encerrado com uma mesa-redonda.