/ Notícias / Semana Tecnológica das Engenharias discute tendências da área
Semana Tecnológica das Engenharias discute tendências da área
Semana Tecnológica das Engenharias discute tendências da área
São seis dias para conhecer novas possibilidades, trocar experiências e ficar por dentro das inovações da área da tecnologia. A 2ª Semana Tecnológica das Engenharias, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), começou nesta segunda-feira (05) e estende-se até o sábado (10), recebendo personalidades e representantes de entidades que trazem as tendências mais para perto dos alunos.

Na avaliação do coordenador do curso de Engenharia da Computação, professor Leandro Zafalon Pieper, a semana está tendo comparecimento em massa dos acadêmicos. A visita técnica à Refinaria de Petróleo Riograndense, por exemplo, já está com inscrições esgotadas. No entanto, quem quiser participar das palestras ainda pode se inscrever, diretamente no local do evento. "É importante para o aluno ter uma visão mais ampla e conhecer tendências de mercado e pesquisas de ponta desenvolvidas na área. A troca de experiências com os profissionais atuantes possibilita ao estudante uma vivência maior", apontou o professor.

Para a acadêmica do quarto semestre de Engenharia da Computação, Rociele Silveira Prietsch, a Semana está sendo uma oportunidade para ampliar a rede de contatos e conhecer experiências concretas. Segundo ela, o evento a está ajudando até a identificar qual área seguir depois da formatura.

O primeiro dia de atividades teve as palestras Microelectronics for Biomedical Applications, com Guilherme Bontorin, e Análise de Resposta Auditiva de Estado Estável, com Gustavo Ott.

Na terça-feira, a programação teve palestra sobre tecnologia e inovação, com a empresa AG2, e Uma empresa, um sindicato e suas histórias, com o diretor regional do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS), Sérgio Santi. Segundo ele, a tecnologia está associada à inovação, à invenções, produtos que fazem uma ruptura e fazem a sociedade repensar seu modo de viver. "Se tivermos melhores condições, investirmos mais em educação e fomentarmos o empreendedorismo, a gente deve, num futuro não tão distante, chegar a coisas muito legais para o país e seu povo", disse, explicando que o Brasil é, em escala mundial, um dos países com maior número de empreendedores.

Veja as demais atrações da semana:

07/10 
19h15min - Como as novas tecnologias estão revolucionando a automação - Alexandre Balestrin Corrêa
20h45min - Implementação de técnicas de tolerância a falhas híbridas para processadores embarcados - José Rodrigo Azambuja

08/10
14h - Visita técnica à Refinaria de Petróleo Riograndense
19h15min - Manutenções elétricas e eletrônicas em plataformas de perfuração - Wladimir Silveira
20h45min - Efeitos Biológicos da Telefonia Celular - Claudio Enrique Fernández Rodríguez

09/10
19h15min - Inovações tecnológicas e tendências na área da saúde - Cristiano Costa
20h45min - Painel – Energias Renováveis – Ecosul, CEEE e Empresa projeto/instalação

10/10
09h - Scilab com aplicações em Engenharia - Lizandro de Souza Oliveira - Laboratório informática 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?