/ Notícias / Semana Acadêmica da Farmácia prossegue até quarta-feira (11)
Semana Acadêmica da Farmácia prossegue até quarta-feira (11)
10.10.2017 | 18:14 | #farmacia
Semana Acadêmica da Farmácia prossegue até quarta-feira (11)
O curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) prossegue com a realização da Semana Acadêmica. A abertura do evento contou com a participação do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fabrício Rochedo. Até o dia 11 de outubro, os temas resistência aos antibióticos, estudo de compostos quinolínicos, farmácia clínica na drogaria e células tronco serão abordados. 

Na primeira palestra do evento, o tema tratado foi a tecnologia do DNA recombinante em imunodiagnóstico. O docente da UFPel explicou o conceito do DNA recombinante e como a engenharia genética torna possível produzir proteínas complexas em micro-organismos simples. “A engenharia genética atua no nível molecular, e nesse nível não existe diferenças: nosso DNA é muito parecido com bactérias, vírus, plantas, e dessa forma podemos produzir proteínas complexas em micro-organismos simples”, explicou. Encerrou à noite a fala da farmacêutica Natália Menezes, sobre o farmacêutico na Saúde Básica.   

Nesta terça-feira (10), o farmacêutico e professor da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Pedro Eduardo da Silva, abordará o assunto “Resistência aos antibióticos: o pesadelo da volta ao passado”. Finalizando a programação do segundo dia, a bioquímica e professora da UFPel, Ethel Wilhelm, fará um estudo pré-clínico de compostos quinolínicos. 

Abre o terceiro dia do evento a farmacêutica da Rede Panvel, Renata Bezerra, com a palestra “Farmácia Clínica na drogaria: uma nova realidade”. Encerra a programação da Semana a palestra da doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel, Camila Ferrúa, sobre o assunto “Células troco: uma aplicação para farmácia”.


Confira a programação abaixo:

10 de outubro

19h15min – Resistência aos antibióticos: o pesadelo de volta ao passado – Dr. Pedro Eduardo da Silva
20h30min – Coffe Break
20h45min – Estudo pré-clínico de compostos quinolínicos – Dra. Ethel Wilhelm

11 de outubro

19h15min – Farmácia Clínica na Drogaria: uma nova realidade – Msc. Renata Bezerra
20h30min – Coffe Break
20h45min – Células tronco: uma aplicação para farmácia – Msc. Camila Ferrúa

Redação: Rita Wicth - MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?