/ Notícias / Salão Universitário da UCPel recebe o professor Michel Thiollent
Salão Universitário da UCPel recebe o professor Michel Thiollent
18.10.2019 | 11:19 | #institucional #salao-universitario
Salão Universitário da UCPel recebe o professor Michel Thiollent

Nesta terça-feira (22) começa mais uma edição do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A participação do professor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Michel Thiollent, será destaque no evento que prossegue até o dia 25 com a apresentação de trabalhos de iniciação científica, pesquisa e extensão.

Com o tema “O Futuro das Ciências e o Desafio da Produção de Conhecimento”, o evento também receberá discentes de outras universidades, profissionais sem vínculos com instituições de ensino superior e estudantes do ensino fundamental e médio.

Destaque do primeiro dia do Salão, Thiollent palestrará às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera, sobre o tema pesquisa-ação, sua área de estudo. O convidado é doutor em Sociologia pela Universidade René Descartes, sendo considerado uma das principais referências dentro da pesquisa-ação no Brasil, área volta à investigação da ação baseada em uma autorreflexão coletiva e colaborativa entre pesquisadores e pesquisados.

Em 2019, o Salão Universitário contará com a apresentação de 300 trabalhos, inscritos em todas as áreas do conhecimento. A 4ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão, promovida para alunos do ensino fundamental e médio contará com 6 trabalhos; o 28º Congresso de Iniciação Científica contará com 170 apresentações; serão 114 inscritos na 18ª Mostra de Pós-Graduação; 56 trabalhos na 11º Congresso de Extensão e 6 inscritos na 4ª Mostra de Trabalhos de Pesquisa Produzidos por Profissionais.

Entre os minicursos oferecidos, constam temas como produção de artigos científicos, pesquisa de campo em prisões, reflexões sobre retrocessos nos Direitos Humanos, segurança alimentar e nutricional, regulação e irregularidade nos processos de produção da cidade, introdução à Programação em Python, Escrevendo artigos científicos com LaTeX e aplicações e Análises de PCR em tempo real.

Uma das novidades propostas para o evento em 2019 foi a definição de uma comissão avaliadora científica responsável por julgar os trabalhos que serão exibidos ao longo dos quatro dias de evento. Outra novidade foi a criação da modalidade de ouvinte para interessados em se aproximar da academia.

No site do Salão Universitário estão disponíveis mais informações, assim como os nomes dos trabalhos aprovados e os locais de apresentação.

Redação: Kerolin Lulhier