/ Notícias / Sala de Recreação do HUSFP/UCPel arrecada doações
Sala de Recreação do HUSFP/UCPel arrecada doações
24.10.2014 | 17:42 | #medicina #psicologia
Sala de Recreação do HUSFP/UCPel arrecada doações
Podem ser brinquedos ou materiais que estimulem a expressão plástica, como lápis de cor, canetinhas, tintas, papeis e massa de modelar. Não importa se são novos ou usados – desde que ainda estejam em boas condições. Até o fim do mês de outubro, a comunidade em geral está convidada a colaborar com a campanha de arrecadação de artigos para a Sala de Recreação Terapêutica do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel).

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Luiza Novaes, a iniciativa surgiu por parte da estagiária da Sala de Recreação, a acadêmica de Psicologia Suélen Thiel. “Foi ela que constatou a necessidade de recolher estes materiais e aproveitou que estamos no Mês das Crianças. A maioria solicitada é de coisas muito simples, sem grande custo financeiro, mas que fazem a alegria de um sem-número de crianças atendidas”, destacou Luiza, ao avisar que, no fim de outubro, haverá um encontro festivo no Hospital para a entrega dos materiais arrecadados.

Interessados em colaborar podem entregar os materiais na própria Sala de Recreação, na Enfermaria Pediátrica ou na Direção do HUSFP. Todos os setores ficam na rua Marechal Deodoro, 1.123. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128.8366.

Trabalho interdisciplinar
A Sala de Recreação Terapêutica do HUSFP foi fundada em agosto de 1995, como um projeto de autoria da professora Luiza Novaes. A atual coordenadora do curso de Medicina da Católica foi a responsável técnica do local por cerca de dez anos. “[A ideia] surgiu como complementação de um projeto mais amplo que existia na época, denominado Projeto de atuação em equipe interativa para atendimento materno-infantil, que englobava os serviços de Pediatria, Psicologia e Serviço Social e os funcionários destes setores do HUSFP. Ainda hoje, na Pediatria, continuamos a trabalhar interdisciplinarmente em prol da criança doente hospitalizada”, explicou. “O que resistiu ao tempo foi o projeto da Sala de Recreação, que tem como objetivo geral oferecer oportunidades de brincar à clientela das enfermarias pediátricas, assim como da área conveniada do Hospital, como forma de prevenção primária e de saúde mental”.

Atualmente, a Sala de Recreação está sob a coordenação do curso de Psicologia da Universidade.

Vestibular
Tanto o curso de Medicina quanto o de Psicologia estão entre as opções oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. Ao todo, são 23 graduações. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 50,00 até 31 de outubro e até 21 de novembro, por R$ 80,00. Informações e inscrições no site do Vestibular.