/ Notícias / Reunião aberta na UCPel trata sobre segurança alimentar e criação de conselho sobre a temática
Reunião aberta na UCPel trata sobre segurança alimentar e criação de conselho sobre a temática
Reunião aberta na UCPel trata sobre segurança alimentar e criação de conselho sobre a temática
O grupo de estudos ‘Questão Agrária, Urbana e Ambiental – Observatório Conflitos da Cidade’, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promove, na quarta-feira (25), reunião aberta sobre segurança alimentar. Voltada para a comunidade acadêmica e interessados, a atividade ocorrerá a partir das 17h na sala 306B.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) e ao curso de Serviço Social, o grupo busca discutir assuntos referentes às cidades. Desde 2013, acompanha famílias envolvidas com o Plano Camponês em Pelotas. Organizado por movimentos sociais ligados à Reforma Agrária, o plano foi responsável pela pauta de recursos públicos para a produção de alimento agroecológico.

Conforme explica a coordenadora do grupo, professora Cristine Jaques Ribeiro, o Rio Grande do Sul foi o único estado do Brasil a liberar o recurso. “Enquanto grupo, analisamos a eficácia do Plano Camponês. Constatamos que em Pelotas não havia um Conselho Municipal de Segurança Alimentar”, conta. Em função disso, a verba não pôde ser destinada as mais de 600 famílias interessadas no município.

Para ampliar o debate de segurança alimentar em Pelotas e chamar atenção para a necessidade da criação de um Conselho Municipal, o grupo organizou seminários em 2015 e 2016. “A reunião aberta vem para retomar essas discussões, contextualizar e acompanhar a solicitação da criação do Conselho”, afirma a coordenadora.

Na Reunião Aberta, a temática será apresentada e discutida pelo coordenador do Núcleo de Economia Solidária (NESIC/UCPel), professor Tiago Nunes; diretora da Cáritas Arquidiocesana de Pelotas, Márcia Rodrigues e pela coordenadora do grupo, professora Cristine Jaques Ribeiro. Não é necessário realizar inscrição prévia e os interessados poderão solicitar atestados de participação.

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?