/ Notícias / Representantes da Engenharia de Computação palestram em evento na FURG
Representantes da Engenharia de Computação palestram em evento na FURG
14.05.2018 | 10:36 | #engenharia-de-computacao
Representantes da Engenharia de Computação palestram em evento na FURG
O curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará representado no evento Tchelinux pelo docente Marcos Echevarria e pela acadêmica Sara Ritta. ‘Git Commit’ e ‘Internet das Coisas’ serão os temas abordados pelos convidados. As atividades ocorrerão no dia 19 de maio, a partir das 8h30min, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A palestra ministrada por Sara terá o objetivo de apresentar aos ouvintes a ‘Internet das Coisas’. As utilidades práticas no dia a dia e as facilidades que ela proporciona para as pessoas serão alguns dos tópicos tratados. “A ideia é ligar o assunto com os dispositivos arduino e raspberry pi, explicando as diferenças entre eles e a vantagem de combinar os mesmos, explorando a utilização de hardwares de baixo custo combinados a um software livre, como o Linux”, exemplifica.

Intitulada "Um passo além do git commit - m ‘organizando a bagunça’", a palestra apresentada por Echavarria terá a intenção de auxiliar os desenvolvedores de software a se organizarem na hora de desenvolver o serviço. “Os desenvolvedores precisam saber trabalhar em equipe e manter seu código organizado ao longo do tempo. É isso que permite que os softwares recebam atualizações e se mantenham sempre rodando nas novas plataformas que vão surgindo ao longo do tempo”, explica.

O docente destaca que entender o tema proposto é essencial para os acadêmicos terem uma visão sobre o que acontece no mercado de trabalho. “Na graduação da UCPel, os alunos já aprendem sobre o versionamento de código e a palestra visa contribuir com esse aprendizado, mostrando conceitos utilizados por grandes empresas de desenvolvimento de software”, ressalta.

O Tchelinux é um evento de alta relevância para a área de Tecnologia da Informação (TI). A ideia que ele promove é a defesa do software livre. Além disso, abrange temas pertinentes para a área e permite que os participantes se mantenham atualizados sobre as ferramentas que surgem constantemente no mercado.

Redação: Rafaela Rosa