/ Notícias / Psicólogos da UCPel vão integrar sistema de teleconsultas
Psicólogos da UCPel vão integrar sistema de teleconsultas
08.04.2020 | 16:39 | #psicologia #coronavirus
Psicólogos da UCPel vão integrar sistema de teleconsultas

O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá integrar, junto de outras instituições, o serviço de teleconsultas promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento gratuito visa auxiliar a população no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), sendo disponibilizado, a partir do dia 13 de abril, através do número 0800 6485 319.

Ao ligar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o usuário terá à disposição três opções de escolha: 01 para obter informações gerais sobre a doença; 02 para quem apresenta possíveis sintomas de coronavírus; e 03 para quem está em isolamento social, preocupado com a situação, e possui vontade de conversar com alguém.

Esta última alternativa será conduzida por psicólogos e terapeutas ocupacionais. Alguns deles vinculados à Universidade, com atuação na Clínica Psicológica da UCPel e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

O objetivo é fornecer orientações em um momento complicado como o atual. “Não é tratamento por telefone”, esclarece a professora do curso de Psicologia da UCPel, Andrea Wagner. Porém, surgindo situações mais graves, será realizado o encaminhamento médico do paciente.

A rede para operacionalizar esse serviço está sendo compartilhada entre os mais diversos profissionais da cidade, envolvendo também enfermeiros, nutricionistas e médicos. Inclusive, os protocolos de atendimento para as duas primeiras opções telefônicas já estão definidos.

“Estamos organizando o nosso protocolo, da Psicologia, para todos apresentarem um padrão, mantendo-nos atualizados sobre como a rede de saúde está funcionando nesta situação atípica, caso precise de algum encaminhamento”, explica Andrea. Enquanto isso, ainda segue o cadastro dos profissionais que irão colaborar com as teleconsultas.

O projeto é realizado em conjunto pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Companhia de Informática de Pelotas; UCPel, Universidade Federal de Pelotas e Indeorum Startup de Ciência de Dados para Saúde.

Redação: Max Cirne