/ Notícias / Programa Engenharia Civil Integrada à Comunidade participa de live do Quartas da Extensão
08.09.2020 | 12:00 | #engenharia-civil

O programa de extensão Engenharia Civil Integrada à Comunidade participa de live do Quartas da Extensão no dia 9 deste mês, às 18h, no canal da UCPel no YouTube. O objetivo do programa é propiciar o desenvolvimento de ações na área de infraestrutura urbana, visando atender as demandas de comunidades carentes da região, dentro dos preceitos da sustentabilidade.

O encontro virtual terá a presença dos professores do curso de Engenharia Civil, Celso Pedreira e Marco Antônio Moreira; bolsistas do programa, os acadêmicos Phizael Quadros e Vitória Pinto; e egressos do curso da UCPel, Josiane Seus e Hanelore Hartman.

Enquanto convidados, participam o diretor executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Leandro Thurow, e o arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Cassius Baumgarten. A live deve abordar as atividades realizadas pelo programa que geram um impacto social em Pelotas e região.

Práticas reunidas

Este é o primeiro ano das ações no novo formato. “Surgiu da vontade de unir os projetos de extensão em andamento no curso de Engenharia Civil em um mesmo programa, de modo a gerar interação entre esses projetos e incentivar o surgimento de novas atividades”, comenta Moreira, um dos coordenadores.

A ênfase tem sido em dois projetos: “Fábrica de Artefatos de Concreto ArtCon P” e “Saneamento Básico: estudo de percepção dos moradores na Vila Princesa”, realizados atualmente com a participação on-line de alunos e presencial de professores. Essa dinâmica ocorre em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Historicamente, a Engenharia Civil participa de projetos de extensão na comunidade e região, sempre destacando a participação de alunos do início ao final do curso”, salienta o professor. O programa conta com seis bolsistas envolvidos na elaboração de projetos e desenvolvimentos de novas tecnologias e materiais.

Redação: Max Cirne