/ Notícias / Professores do PPGL da UCPel participam de eventos no exterior
Professores do PPGL da UCPel participam de eventos no exterior
23.07.2013 | 18:26 | #letras
Professores do PPGL da UCPel participam de eventos no exterior
Nos últimos meses, quatro docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) estiveram presentes em diferentes eventos científicos da área da Linguística. Em maio, a professora Eliane Campello participou do Congresso Internacional La Lengua Portuguesa, que foi realizado no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha. No mês de julho, foi a vez dos professores Alessandro Zir, Vilson José Leffa e Adail Ubirajara Sobral também destacarem suas pesquisas em conferências internacionais.

Com dois trabalhos aprovados no Congresso WorldCall 2013, realizado em Glasgow, na Escócia, Vilson José Leffa dividiu com os demais pesquisadores presentes os resultados dos estudos An authoring system for designing interactive Open Educational Resources (Um Sistema de Autoria para a Concepção de Recursos Educacionais Abertos Interativos) e Creating activities from adaptive learning objects (Criação de Atividades a partir de Objetos de Aprendizagem Adaptativos). O Congresso reuniu estudiosos de todo o mundo, buscando contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de línguas assistido por computador na comunidade global.

Por sua vez, o professor Adail Ubirajara Sobral esteve presente no 4èmes Rencontres Internationales de l’Interactionnisme Socio-Discursif – ISD, na Université de Genève, na Suíça. Com foco no campo da linguagem, a conferência esteve dirigida, de modo particular, ao interacionismo sócio-discursivo. O docente da UCPel levou ao conhecimento de um grande número de pesquisadores as inquietações do trabalho que está desenvolvendo, intitulado Transmettre ou enseigner? Sur une conception interactionnelle du langage et de l’éducation (Transmitir ou ensinar? Uma concepção interacional de linguagem e de educação)

Sob o título Deleuzian strategy for writing: contracting contemplation or haow to twist identities in ghost-writng and memoirs (Uma Estratégia Deleuzeana de Escrita: contemplação contratante, ou como torcer identidades em ghost-writing e autobiografias), Alessandro Zir também compartilhou resultados da sua pesquisa com colegas da área que estiveram reunidos no Sixth Deleuze Studies Conference. O evento foi promovido pelo Centro de Filosofia e Ciência, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Todos os trabalhos apresentados estão vinculados a pesquisas desenvolvidas no PPGL/UCPel.