/ Notícias / Professora da UCPel representa o estado em comissão de avaliação do Enade
Professora da UCPel representa o estado em comissão de avaliação do Enade
Professora da UCPel representa o estado em comissão de avaliação do Enade
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Laura Zambrano, foi selecionada entre docentes de todo país para integrar a Comissão Assessora de Área no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O trabalho técnico será responsável por avaliar a aplicação e efetividade do exame, além de também contribuir para o ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).  

Laura foi a única docente do Rio Grande do Sul selecionada. Além da representante da UCPel, a comissão é composta por integrantes das Universidades de São Paulo (USP), de Brasília (UNB), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal de Roraima (UFRR) e Estadual de Londrina (UEL). A participação na comissão terá a duração de três anos, com seis encontros anuais em Brasília.  

A primeira reunião ocorrerá ainda em março para tratar sobre preparação, organização e elaboração dos instrumentos de avaliação que serão aplicados no Enade 2019. “Minha participação será técnica e não política. A seleção se deu devido à experiência apresentada no currículo”, completa. A docente foi selecionada por preencher pré-requisitos como ser coordenador de curso, ter titulação mínima de doutor, não estar ligado ao Ministério da Educação e ser funcionário público.

Para a representante da UCPel, o convite para participação na Comissão foi uma forma de reconhecimento da sua trajetória profissional. “A seleção foi feita a partir de currículos de professores de todo o Brasil, o que comprova minha formação acadêmica e atuação dentro da universidade”, diz. 

Ligado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a Comissão Assessora tem entre suas atribuições propor diretrizes necessárias ao processo de avaliação dos cursos de graduação. Laura integrará a Comissão até 2021.   

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?