/ Notícias / Professor de Engenharia Elétrica da UCPel participa de encontro sobre energias renováveis
Professor de Engenharia Elétrica da UCPel participa de encontro sobre energias renováveis
17.11.2014 | 16:28 | #engenharia-eletrica
Professor de Engenharia Elétrica da UCPel participa de encontro sobre energias renováveis
O professor de Engenharia Elétrica da UCPel Eduardo Teixeira da Silva, participou, no dia 13 de novembro, do 2° Encontro de Energias Renováveis na Agricultura Familiar, realizado na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. O evento ocorreu paralelamente ao 5° Simpósio Estadual de Agroenergia  e à 5ª Reunião Técnica de Agroenergia.

O docente esteve presente como moderador do painel que tratou da temática Legislação e futuro, no qual foi debatida a legislação para o uso de energias renováveis e o futuro das energias renováveis (eólica e solar) urbana e rural conectada à rede. A atividade teve a participação do superintendente de regulação dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Rui Guilherme Silva, e do diretor presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina, Mauro Passos. 

Segundo o docente, o uso das energias eólica e solar nos meios urbano e rural é um tema recente, mas que possui ótimas perspectivas de se disseminar pelo país. “Com as mudanças climáticas que vêm ocorrendo, o estímulo do uso destas energias é o único caminho para reduzir as fontes de energia convencionais”, salienta.

O professor também destaca que o uso cada vez maior dos novos recursos possibilitará a entrada de futuros profissionais da área da Engenharia no mercado de trabalho, gerando assim novas oportunidades de atuação. 

O Simpósio
A Embrapa Clima Temperado, a EMATER-Ascar/RS, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), reconhecendo a relevância das energias renováveis para a agricultura gaúcha, promovem bianualmente o Simpósio Estadual de Agroenergia. 

O evento nasceu de uma necessidade de se criar debates e novas pesquisas sobre o assunto, e tem por finalidade contribuir para inserir o Estado no cenário brasileiro da produção de biocombustíveis, com foco no suprimento da demanda local, regional e internacional com desenvolvimento de ações sustentáveis. Mais de 250 pessoas participaram do Simpósio, que contou ainda com a apresentação de mais de cem trabalhos.

Vestibular
O curso de Engenharia Elétrica está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 80,00 até dia 21 de novembro. Informações e inscrições pelo site do Vestibular.



* Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?