/ Notícias / Professor da UCPel apresenta trabalho em Conferência Internacional de energias renováveis
Professor da UCPel apresenta trabalho em Conferência Internacional de energias renováveis
13.06.2014 | 09:27 | #engenharia-eletrica
Professor da UCPel apresenta trabalho em Conferência Internacional de energias renováveis
O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Eduardo Teixeira, participou recentemente da Conferência Internacional REGSA, que reuniu diversos pesquisadores do mundo nas áreas de energias renováveis e sustentabilidade. Temas como Geração de Energia Elétrica Renovável e Eficiência Energética; Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente e Arquitetura Bioclimática e Tecnologias Ambientais estiveram em debate. 

Teixeira apresentou o trabalho intitulado Energização rural e erradicação da miséria em comunidades isoladas com sistema eólico e solar-fotovoltaico: estudo de caso de uma comunidade quilombola na Bahia. O estudo trata da utilização de fontes de energia renováveis através da avaliação da utilização de um sistema híbrido eólico e solar-fotovoltaico, voltado para comunidades não atendidas pelo sistema convencional. “Meu trabalho pretende atender, através de sistema hibrido solar e eólico, 12 residências e uma área coletiva, oferecendo energia para equipamentos básicos”, explica.   

A Conferência ainda foi um espaço precioso para debater a importância da reflexão sobre uso de energias renováveis pela academia, responsável por formar diversos profissionais que cada vez mais precisam estar sensíveis às problemáticas ambientais. De acordo com o docente da UCPel, no Brasil já existe falta de profissionais preparados e formados para atuar  o mercado de energias, principalmente a eólica, que está iniciando na zona Sul do Estado, por exemplo. 

No país, cerca de três milhões de pessoas ainda vivem totalmente no escuro, mesmo depois da criação do Programa do Governo Federal Luz para Todos. “O acesso à energia elétrica para comunidades isoladas possibilita a geração de renda e é um dos fatores formadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde o Brasil ainda precisa vencer muitos obstáculos para melhorar sua posição”, aponta. A chegada da energia elétrica ainda garante a manutenção dos jovens na localidade, complementa.
A UCPel, juntamente com a Embrapa e Instituto Federal Sul- Rio-Grandense (IF-Sul) está trabalhando em um projeto de microgeração de energia elétrica para comunidades rurais. Uma comunidade quilombola localizada na cidade de São Lourenço do Sul deverá ser beneficiada pelo projeto em breve.   

A Conferência Internacional REGSA 2014 é um programa custeado pelo Thematic Programme for Environment and Sustainable Management of Natural Resources, including Energy (Programa temático para o meio ambiente e gerenciamento sustentável de recursos naturais, inclusive energia), financiado pela União Europeia.

Energia sustentável e acessível 
Através da Normativa 482 de 2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), qualquer pessoa pode produzir sua própria energia em casa (geração distribuída), utilizando métodos alternativos e, em troca, ganhar créditos na conta de luz pelo excedente da geração. O Sistema de Compensação de Energia, que autoriza o consumidor a instalar pequenos geradores e negociar a produção com a concessionária local, começou a ser implantado em 2013 e já existem algumas experiências no Brasil. 

Segundo Teixeira, o uso de energia solar para o aquecimento de água, por exemplo, pode ser um bom investimento, e dependendo do tamanho da casa pode haver retorno financeiro dentro de até três anos. Também existem cidades que já prevêem em seu Plano Diretor a necessidade de novas construções apresentarem fontes de energia renováveis. “Nossa ideia é propor para a prefeitura de Pelotas um projeto semelhante”, diz.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?