/ Notícias / Ponto de Cultura recebe a visita de Maria de Lourdes Canini
Ponto de Cultura recebe a visita de Maria de Lourdes Canini
31.10.2014 | 17:55 | #engenharia-de-computacao
Ponto de Cultura recebe a visita de Maria de Lourdes Canini
Na tarde de quinta-feira (30), o Laboratório de Acervo Digital da Universidade Católica de Pelotas (LAD/UCPel) recebeu a visita da viúva do artista Renato Canini, Maria de Lourdes Martins Canini. Mais conhecido como Ponto de Cultura, o LAD é o local onde são desenvolvidos diversos projetos voltados à preservação do patrimônio histórico e cultural de Pelotas.

Após um ano da morte do artista, Maria de Lourdes pode estar novamente em contato com as ilustrações e relembrar diversos momentos da vida de Canini. “Sua característica principal era a simplicidade. Muitas vezes, quando alguém ia entrevistá-lo, acabava virando seu amigo”, disse. Maria de Lourdes contribuiu em algumas obras do artista, pintando ilustrações como as do livro O Cigarro e o Formigo, lançado em 2010.

Canini foi um dos maiores artistas gráficos do Brasil e ficou conhecido por “abrasileirar” o personagem de Walt Disney Zé Carioca. O ilustrador também criou os personagens de Tibica e Dr. Fraud, das tirinhas. Sua produção figurou nas revistas Cacique, Patota e Recreio, e no Jornal do Brasil. Também ilustrou histórias infantis de Érico Veríssimo, como As Aventuras do Avião Vermelho

Segundo a professora da UCPel e coordenadora do LAD, Fabiane Marroni, o trabalho realizado no espaço é interdisciplinar e, por ter a colaboração de professores e alunos, está se tornando cada vez maior. “Toda a comunidade acadêmica é convidada a conhecer a exposição deste grande artista, que ficará permanentemente exposta no LAD”, disse.

O bolsista do LAD e aluno do curso de Engenharia da Computação, Rafael Schulte, que é fã do personagem Zé Carioca desde criança, comentou que “estar em contato e conhecer um pouco mais sobre a história de Canini, que foi importante para várias gerações, é um grande privilégio”.

O Ponto de Cultura fica localizado no Campus I da UCPel (entrada pela rua Dom Pedro II), sendo aberto à comunidade em geral, com horário de funcionamento das 14h às 18h. O agendamento de visitas de escolas pode ser feito pelo telefone (53) 2128-8227.