/ Notícias / PIBID inicia as atividades em 2014
PIBID inicia as atividades em 2014
O dia a dia da vida escolar da rede municipal e estadual de Pelotas começa a virar realidade para 80 acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelo Governo Federal, oito escolas tornam-se o palco de novas vivências para acadêmicos dos cursos de Letras, Matemática, Filosofia, Ciências Biológicas e Pedagogia ainda durante a graduação.

Para recepcionar os bolsistas selecionados, que prestaram prova e participaram de entrevista, a coordenadora institucional do programa, professora Ana Beatriz Rodrigues, organizou um encontro, onde foram explicados o programa e sua importância, visto que além de proporcionar o contato do acadêmico com a escola já nos primeiros anos de sua formação, ainda oferece para o educandário acesso a outras metodologias, novas ideias e formas de atuação diferenciadas. “A possibilidade de diálogo entre Universidade e escola é o que faz a beleza do trabalho”, define.

A diretora da Escola Estadual Padre Anchieta, Roseli Araújo, e a vice-diretora, Edimar Lima, prestigiaram o evento de recepção aos novos bolsistas, justamente por entender a importância do projeto para a comunidade escolar. “A nossa escola oferece a experiência prática da realidade, e os acadêmicos nos trazem a vontade de aplicar tudo o que estão aprendendo”, avalia Roseli.

O PIBID existe na UCPel desde 2012, e no final de 2013 teve seu projeto renovado por mais quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo a professora Ana Beatriz, diversas escolas buscam a UCPel para receber os bolsistas do projeto. Neste ano, até oito escolas, que estão em processo de definição, deverão receber os acadêmicos da UCPel. “Infelizmente não conseguimos atender todas as solicitações, mas aumentaremos nossa presença na rede escolar de Pelotas”, explica. Em 2013 eram três escolas contempladas pelo PIBID.

Para a acadêmica do quinto semestre do curso de Letras, Anamar Rosa, além de reforço na renda o PIBID é uma forma de adquirir experiência docente. “Sei o quanto estou ganhando por ter esta experiência ainda durante a graduação. Também vejo esta oportunidade como única de aprender e compartilhar conhecimentos, de vivenciar o dia a dia do aluno”, avalia.