/ Notícias / Pesquisadores do PPGPSDH/UCPel publicam artigos em revista da PUCRJ
Pesquisadores do PPGPSDH/UCPel publicam artigos em revista da PUCRJ

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) assinam quatro artigos na Revista Direito, Estado e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). A edição especial da publicação trata sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus no contexto brasileiro.

Emilia Piñeiro, Fernanda Ollé Xavier, Leonice Vieira e Nadja Pellejero, coordenadas pelo professor César Augusto Costa, integram o Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL) e são responsáveis pelas análises. Conforme o docente, os artigos são frutos de reflexões do grupo de pesquisa, feitos a partir do enfrentamento e posicionamento do Estado brasileiro sobre a Covid-19.

Os textos tratam sobre o Coronavírus e as populações indígenas brasileiras: luta de resistência?; Quem fica em casa? Breves considerações sobre o Direito à moradia em tempos de pandemia; O Coronavírus e a Questão Ambiental: a contaminação à covid-19 não é democrática; e A Educação Ambiental Transformadora e crítica à modernidade a partir da Covid-19.

Na avaliação do professor Cesár, as dificuldades de enfrentamento da pandemia no país se devem ao modelo de desenvolvimento excludente capitalista. “Esse modelo, em  meio a situação de pandemia cumpre papel controverso na promoção de políticas sanitárias frente aos temas da urbanização, questão ambiental e questão indígena”, diz.

A publicação pode ser acessada aqui.