/ Notícias / Pesquisadora palestra sobre Língua Brasileira de Sinais na UCPel
Pesquisadora palestra sobre Língua Brasileira de Sinais na UCPel
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel), em parceria com o Programa Institucional Redes de Desenvolvimento e Habilidades Acadêmicas (ReDHAc), promove nesta sexta-feira (11) a palestra com o tema “Libras: aquisição fonológica e pesquisas atuais na área da educação”, a ser realizada pela professora Dra. Lodenir Karnopp, referência em pesquisas na área de Línguas de Sinais. O evento será realizado às 14h, na sala 100K – prédio Santa Margarida.

A palestra deve ser dividida em dois momentos. No primeiro, a docente irá abordar tópicos referentes à gramática da língua de sinais. Logo após, o tema abordado será a Literatura Surda, que se manifesta em histórias contadas por sinais. O evento servirá como complemento às discussões já propostas no Programa Institucional “Redes de Desenvolvimento e Habilidades Acadêmicas” (ReDHAc) e das disciplinas “Aquisição e Variação da Linguagem” e “Tópicos Especiais em Fonologia e Aquisição de Línguas”. Conforme a organizadora do evento, professora Carmem Matzenauer, a palestra trará informações valiosas aos profissionais cujo foco de atividade está em estudos linguísticos e também a pessoas interessadas em LIBRAS.

Lodenir Karnopp é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisadora do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CNPq), fez Mestrado e Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Pós-Doutoramento na Gallaudet University, em Washington, D.C., Estados Unidos, instituição que é destaque em estudos sobre Línguas de Sinais. Na UFRGS, está vinculada ao Departamento de Estudos Especializados e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

A especial relevância dos estudos realizados pela professora, rendeu em 2016, o prêmio de excelência em Pesquisa na Gallaudet University, denominado “The Dr. Rachel Hartig Award for Research Excellence", Department of World Languages and Cultures”.

O evento é gratuito e destinado a acadêmicos e docentes dos cursos de Letras e Pedagogia, sem a necessidade de realizar inscrição prévia.

Redação: Alisson Lopes
Crédito foto: Sergio Silveira