/ Notícias / Pedagogia promove passeio ao Clube Cultural Fica Ahí
Pedagogia promove passeio ao Clube Cultural Fica Ahí
17.11.2014 | 15:59 | #pedagogia
Pedagogia promove passeio ao Clube Cultural Fica Ahí
Acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vêm desenvolvendo atividades variadas com os alunos da Escola Estadual Padre Anchieta para tratar de questões etnorraciais e valores. Dentre elas, está o subprojeto Cultura Sem Cor, que propõe resgatar a cultura e a história afro-brasileira de Pelotas. Por meio do projeto, o PIBID da Pedagogia promoveu um passeio com três turmas do 8° ano da Escola ao Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, espaço social com quase cem anos de história, criado inicialmente para ser frequentado por afrodescendentes do município.

Durante a manhã, os alunos participaram de uma roda de conversa em que puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Clube, contada pela diretora do espaço, Maria Tereza Chagas. Em seguida, fizeram um passeio pelas dependências do local e visitaram a biblioteca, a única da região Sul composta por um acervo de obras afro-brasileiras.

De acordo com a acadêmica da UCPel Daiane Bello, o objetivo da atividade é trazer a história e o reconhecimento do Clube para os estudantes, mostrando a realidade racial de hoje e a de antigamente no município. “A proposta também é fazer com que os alunos possam, através do conhecimento, refletir sobre o preconceito e o racismo, fazendo com que levem o ensinamento adiante”, disse.

Além do passeio proposto - que já é o terceiro deste ano -, o grupo de alunas do PIBID da Pedagogia desenvolve, uma vez por semana, atividades de reflexão sobre o tema. Nestas ocasiões, os alunos desenvolvem trabalhos manuais e compõem música alertando que nem sempre o negro tem que ser pobre e o branco, rico.

No dia 20 de novembro, o PIBID do curso de Pedagogia estará expondo os trabalhos desenvolvidos durante o ano no evento Consciência Negra: Amplie a Sua - UCPel, que faz parte da programação da terceira edição do evento sobre a Consciência Negra na Instituição. A exposição será no Espaço de Convivência do Campus I. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

O subprojeto Cultura Sem Cor teve início no primeiro semestre deste ano e é coordenado pelo professor da UCPel Daniel Botelho.

O Clube
Fundado em janeiro de 1921, o Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo foi criado para ser frequentado somente por segmentos afrodescendentes de Pelotas. Desde a sua fundação, e especialmente durante décadas de segregação racial, em que os negros eram barrados nos clubes frequentados por eurodescendentes, o Clube constituiu-se em um importante espaço de sociabilidade e afirmação de uma identidade positivista.

Atualmente, o Clube é mantido por associados e é reconhecido formalmente como Patrimônio Histórico e Cultural Afro-Brasileiro. No espaço, são realizados jantares, festividades e bailes para os associados, além de oficinas de capoeira, canto e dança, esses realizados uma vez por semana, sendo gratuitos e abertos à comunidade.

Vestibular
O curso de Pedagogia está entre as 23 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 80,00 até dia 21 de novembro. Informações e inscrições pelo site do Vestibular.