/ Notícias / Parceria entre UCPel e Sanep beneficia população de Pelotas
Parceria entre UCPel e Sanep beneficia população de Pelotas
02.07.2012 | 09:17 | #engenharia-eletrica
Parceria entre UCPel e Sanep beneficia população de Pelotas
Desde o fim de 2011, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o  Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) se integraram em parceria na busca de benefícios  à comunidade pelotense. O projeto que uniu as entidades tem por objetivo a automatização dos reservatórios de água potável, envolvendo os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade em atividades práticas e de pesquisa.

O projeto viabiliza o monitoramento e controle do nível dos reservatórios remotamente, facilitando a realização de estudos preditivos que possam manter o fornecimento de água à população sem corte no abastecimento. Os alunos participam do projeto por meio do desenvolvimento de trabalhos com orientação dos professores do curso. “Os universitários utilizam seus conhecimentos adquiridos nas aulas, aplicando-os a situações reais”, afirma o coordenador do curso, professor Leandro Pieper.

As atividades de integração entre a UCPel e o Sanep são divididas em três etapas: pesquisa, simulação e implementação. Todo o processo de referencial teórico foi realizado, assim como o levantamento de equipamentos, que estão em fase de aquisição. Atualmente, os estudantes têm feito simulações virtuais dos processos que serão realizados assim que os equipamentos chegarem a Pelotas.

Além do projeto de automatização dos reservatórios, o curso de Engenharia Elétrica tem atuado, também, no planejamento e estudo de uma nova casa de bombas de drenagem do canal Santa Bárbara. Os estudantes são responsáveis pela planta elétrica e utilizam técnicas de eficientização energética neste processo.

Existe, ainda, a previsão de novos projetos que irão favorecer a população. “Nosso intuito é de fazer com que se obtenha cada vez maior eficiência nos serviços de saneamento e de abastecimento de água”, afirma Pieper.