/ Notícias / Papas Paulo VI e Francisco inspiram Semana Teológica da UCPel
Papas Paulo VI e Francisco inspiram Semana Teológica da UCPel
17.09.2019 | 18:47 | #teologia
Papas Paulo VI e Francisco inspiram Semana Teológica da UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza, de 23 a 26 de setembro, a Semana Acadêmica do curso de Teologia. Este ano, a reflexão proposta será baseada nos desafios da evangelização no contexto urbano através do exemplo dos papas Paulo VI e Francisco. Para participar da atividade, realizada às 19h30, na sala 403C, os interessados devem se inscrever gratuitamente neste link.

Quatro palestras compõem a programação do evento. Na primeira noite, o professor Vanildo Zugno falará sobre a história da evangelização no RS a partir da presença das congregações. Nos dias seguintes, a Semana Teológica abordará a amizade espiritual entre Paulo VI e Dom Helder Câmara e a palavra em São Lucas. As reflexões serão conduzidas pelos professores Ivanir Rampon e Flávio Martinez, respectivamente.

Destaque da semana acadêmica, a palestra do dia 24 de setembro tratará sobre Evangelização no contexto urbano: desafios da pastoral nas cidades. Sob responsabilidade do bispo Dom Leomar Brustolim, a conversa falará do grande desafio da igreja nos tempos atuais, segundo o professor organizador do evento, padre Cesar Augusto Dias Garcia.

Segundo ele, por ser bastante abrangente, o assunto propicia a participação de toda a comunidade acadêmica. “Quem pesquisa ou tenta compreender os direitos humanos e/ou a área de políticas sociais encontrará um debate enriquecedor”, afirma o padre. As lideranças eclesiásticas da região também foram convidadas, uma vez que a organização da atividade considera importante essa aproximação com a universidade.

Renovada a cada quatro anos, a pastoral urbana rege as ações evangelizadoras da igreja no Brasil. O documento, em vigor atualmente, foi redigido por Dom Leomar, que é bispo auxiliar em Por Alegre. Além de estudar e pesquisar o assunto, ele possui vasta experiência em grandes centros, como Caxias do Sul, o que contribuirá para a discussão. “Temos o desafio de redescobrir uma linguagem capaz de atrair as pessoas, mesmo em tempos de mudanças. Precisamos dialogar com esse espaço urbano, que tem um caráter excludente”, explica o padre Cesar Augusto.

As inscrições, realizadas através desse link, são gratuitas. Interessados em contribuir podem doar 1kg de alimento não perecível, que será doado para o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no facebook.

Inspirações

Os exemplos dos papas Paulo VI e Francisco foram escolhidos para direcionarem os debates. Conforme padre Cesar Augusto, uma característica marcante de ambos é o diálogo com os novos tempos, mesmo que tenham atuado em épocas diferentes. Razão pelo qual inspirarão as reflexões propostas na Semana Teológica.

Conhecido como o Papa da Modernidade, Paulo VI foi responsável pela orientação e finalização do Concílio Vaticano II, em 1965. A série de conferências, motivada pelos desafios da igreja no mundo moderno, foi o maior acontecimento da instituição no século XX. Ainda hoje, as reflexões propostas direcionam a vida eclesial. “Para uma instituição que tem 2 mil anos, o concílio é recente e atual”, complementa o padre.

Além disso, o papa Paulo VI é o patrono do curso de Teologia da UCPel, criado há 32 anos.  Conforme o professor, seu olhar para os novos tempos inspira as ações do curso, principalmente porque, no tempo em que liderou o Vaticano, esteve disposto a dialogar com o mundo. “Essa postura não quer dizer que princípios e valores serão deixados de lado. Mas é importante estarmos sempre abertos para o diálogo”, enfatiza.

Da mesma forma, o atual pontífice, papa Francisco, tem liderado a igreja enfatizando essa necessidade. Desde que assumiu, vem seguindo os passos de Paulo VI, principalmente no que diz respeito à relação da igreja com o mundo moderno e com os desafios desse tempo: a desigualdade e os problemas com as migrações. “Esses desafios também existem aqui, um com mais força que o outro, mas existem. Por isso é tão importante falarmos no assunto e buscarmos inspiração nesses líderes religiosos”, explica ele.

Redação: Manuelle Motta