/ Notícias / Pandemia na América Central é tema de lives do PPGPSDH e O Istmo
Pandemia na América Central é tema de lives do PPGPSDH e O Istmo

O projeto O Istmo, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realiza três lives que abordam reflexões sobre a região centro-americana, inclusive no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os encontros virtuais estão marcados para os dias 7, 12 e 18 deste mês.

Organizada em âmbito local pelo professor Aleksander Antunes, a transmissão das lives visa a ininterrupção da construção de conhecimento através dos meios on-line. Cada encontro contará com a presença de convidados e moderadores, sendo transmitidas em espanhol pelas fanpages do PPGPSDH e do Istmo para público em geral.

Maior abrangência

O Istmo é considerado uma rede de produção intelectual voltada a temas sociopolíticos, econômicos e culturais sobre a América Central. Na opinião de Antunes, que também é um dos coordenadores do projeto, a Centroamérica é uma região latino-americana de história, características e potência singular. Porém, ainda assim, é comumente invisibilizada no meio acadêmico continental, especialmente no Brasil.

“Atento com a importância e a necessidade de internacionalização dos debates sobre direitos humanos, nosso PPGPSDH se articula com iniciativas consolidadas de reflexão latino-americana para apresentar opiniões e análises nas vozes diretas de intelectuais e ativistas da América Central”, explica o organizador, que participa de uma das lives.

Programação

Os dois primeiros encontros abordam a pandemia da Covid-19, relacionando o novo vírus com os velhos problemas da periferia mais central das Américas. O enfoque é dividido, respectivamente, em triângulo norte centroamericano (dia 7/05) e a Centroamérica do sul (dia 12/05).

Já a terceira live é articulada por Antunes, que realiza pesquisa pós-doutoral no PPGPSDH, e irá entrevistar ao vivo dois centroamericanos. Esta última proposta, com o tema "A normalidade é a colonialidade: não-retorno à colonialidade?", não encontra-se ligada diretamente ao Istmo. Confira o cronograma completo:

LIVE 01 – dia 07/05, às 14h

Covid-19 y 200 años de subalternidad regional: Nuevo virus, viejos problemas en la periferia más central de las Américas – El Triángulo Norte centroamericano

Dr. Eugenio Sosa (Sociologia - Universidad Nacional Autonoma de Honduras);

Dra. Melissa Salgado (Economia – Universidad  Centroamericana de El Salvador);

Dra. Lina Eugenia Barros (Antropologia – Universidad San Carlos de Guatemala)

Moderadores:

Dr. Amaral Arevalo (Postdoc Instituto de Medicina Social/Universidad Estadual Rio de Janeiro-Brasil; coordinación O Istmo);

Dra. Carmen Elena Villacorta (Postdoc Conycet-Argentina; coordinación O Istmo)

LIVE 02 – dia 12/05, às 14h

Covid-19 y 200 años de subalternidad regional: Nuevo virus, viejos problemas en la periferia más central de las Américas – La Centroamérica Sur

Convidados:

Dr. Sergio Villena (Instituto de Investigaciones Sociales de la Universidad de Costa Rica);

Ma. Dolene Miller (Alianza de Pueblos Indígenas y Afrodescendientes de Nicaragua);

Ma. Briseida Barrantes (Asociación Latinoamericana de Sociología – sección Panamá)

Moderadores:

Dra. Denia Roman Solano (Antropologia – Universidad de Costa Rica; coordinación O Istmo);

Ma. Ana Clarice Mendonça (coordinación O Istmo)

LIVE 03 – dia 18/05, às 13h30min

A normalidade é a colonialidade: não-retorno à colonialidade?

Convidados:

Ma. Paula Sofia Ayala (arte-educadora, integrante da iniciativa Quetzal Beats Centralamerican Hip Hop in California; mestra em Estudos Latino-americanos – California State University);

Mr. Larry Montenebro Baena (confederalista ecoterritorial no Movimiento por la Descolonización de la Moskitia – Região Autonoma do Caribe Nicaraguense)

Moderador:

Dr. Aleksander Aguilar Antunes (pós-doc PPGPSDH/UCPel; coordenação O Istmo)

Redação: Max Cirne