/ Notícias / Palestra da Engenharia Civil debate NBR 15575
Palestra da Engenharia Civil debate NBR 15575
11.06.2019 | 10:53 | #engenharia-civil
Palestra da Engenharia Civil debate NBR 15575

O curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Diretório Acadêmico (DA) Isidoro Halpern, promoverá, no dia 19, a palestra “Desempenho das construções (NBR 15575) – Oportunidades para o crescimento do setor”. A atividade ocorrerá a partir das 18h30, no Auditório Dom Antônio Zattera.

Com a proposta de complementar a formação dos acadêmicos, a palestra abordará um assunto de relevância para o ramo da construção civil. De acordo com o presidente do DA, Maikon Pires, a NBR 15575 baliza o processo de elaboração de projetos. ”Por ser relativamente nova, de 2013, essa norma merece um estudo mais detalhado”, analisa.

Dentro da NBR 15575, mais de 500 requisitos são especificados, como segurança contra incêndio, sustentabilidade e durabilidade. Através da fala do engenheiro civil Bernardo Fonseca Tutikian, convidado da noite, os participantes ampliarão os conhecimentos sobre o tema, ainda pouco explorado. “Até o momento há poucos profissionais especializados no assunto”, complementa Pires.

A atividade iniciará às 18h30 com credenciamento dos participantes. Até as 19h30, quando iniciará a palestra, será realizada uma mateada, em parceria com a erva mate Yacuy, e oferecido um coffe break. Após a explanação do palestrante, a partir das 21h, será aberto tempo para perguntas e debate sobre o assunto.

As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento com os membros do DA ou através do link. As vagas são limitadas. Acadêmicos de qualquer instituição investem R$ 10. Já para profissionais, o valor é R$ 20. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou através dos telefones (53) 98408-8886 e (53) 99156-3924.

Sobre o palestrante

Bernardo Fonseca Tutikian é professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e do Mestrado Profissional de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pós-doutor pela Universidad Tecnológica de La Habana José Antonio Echeverría (CUJAE), Tutikian é autor do livro “Concreto autoadensável”, publicado em 2008 e 2015.