/ Notícias / Orientações sobre nutrição materno-infantil têm espaço em evento do curso de Enfermagem
Orientações sobre nutrição materno-infantil têm espaço em evento do curso de Enfermagem
16.06.2016 | 16:43 | #enfermagem
Orientações sobre nutrição materno-infantil têm espaço em evento do curso de Enfermagem
O primeiro dia da Jornada Multidisciplinar em Saúde Materno-infantil, promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), contou com palestra de abertura da nutricionista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Católica, Pâmela Vitória Salerno. A convidada apresentou orientações sobre como deve ser a alimentação de gestantes e de bebês com até dois anos de idade. O evento teve início na quarta-feira (15) e prossegue nesta quinta-feira (16) no Auditório Dom Antônio Zattera.    

A fala da nutricionista teve a intenção de orientar acadêmicos do curso sobre a importância de informar as futuras mães sobre como deve ocorrer à alimentação do bebê dentro dos primeiros 1 mil dias de vida. Além da adequação alimentar, foram temas da noite os benefícios do pilates para a gestante e bebê e emergências obstétricas no atendimento pré-hospitalar. 

Conforme a doutoranda da UCPel, nos primeiros seis meses de vida o bebê deve se alimentar exclusivamente do leito materno. “Logo após a realização do parto, deve se estimular a gestante a oferecer o leite materno e auxiliá-la em possíveis dificuldades para evitar a desistência do ato”, indicou. Nessa etapa da vida, não é recomendado nenhum tipo de alimento, nem a oferta de água, chás ou outro tipo de leite que não seja o materno.

Os pontos positivos da amamentação, destacados em sua fala, apontam para a proteção contra infecções, uma melhor nutrição e aquisição de cognição dos bebês, desenvolvimento da cavidade oral e a diminuição de problemas respiratórios. A palestrante ainda defendeu a amamentação até os dois anos de vida da criança, associada à alimentação - que deve ser iniciada a partir de seis meses com a oferta de duas porções de frutas e uma papa salgada (sem a utilização de sal).      

“Deveremos ofertar alimentos de forma separada e gradual, para a criança ter a possibilidade de experimentar nesse período o maior número possível de alimentos saudáveis”, recomendou. O tempero da papa deve conter apenas ervas naturais, complementou a palestrante. 

De acordo com a nutricionista, é no início da oferta de outros alimentos para os bebês que as mães começam a ter muitas dúvidas. “A partir dos sete meses devem ser ofertadas duas porções de frutas e duas papas salgadas. Também já indico a mistura de alimentos”, explicou. A partir de um ano de idade, a criança deve começar a se alimentar com a mesma comida preparada para a família.

Sugestões alimentares para as gestantes

Pâmela também passou diversas recomendações de como deve ocorrer a alimentação de gestantes. “Uma dieta adequada na pré-concepção, gravidez e pós-parto diminui o risco de desenvolvimento de pré-eclampsia”. Ainda de acordo com a nutricionista, não se deve restringir a alimentação da gestante, mas também é preciso desmitificar que grávidas precisam comer por dois. 

Algumas dicas passadas pela palestrante para minimizar possíveis complicações na gravidez é evitar alimentos como ovos crus, carne mal passada, sushi, cafeína, cravo e canela, que são abortivos, e adoçante. O ganho de peso da gestante também deve ser motivo de preocupação das equipes da saúde. “Com a gestação, muitas mulheres passam a ter problemas com a imagem, o que pode gerar problemas sérios, como a depressão pós-parto”, orientou.

Programação

Nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30min, prosseguem as palestras programadas para a jornada. Confira o cronograma completo abaixo:

18h30min – Palestra As faces do parto humanizado através de experiências
Enfermeira Susana Cecagno

19h10min – Palestra Cuidado odontológico materno-infantil: da gestação a primeira infância
Odontopediatra Gabriela dos Santos Pinto.

19h50min – Coffee Break

20h05min – Exibição do filme O começo da vida

21h35min – Discussão de encerramento: Relação entre o filme e a realidade   

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?