/ Notícias / Odontologia da UCPel conta com nova liga acadêmica
Odontologia da UCPel conta com nova liga acadêmica
25.10.2019 | 10:18 | #odontologia
Odontologia da UCPel conta com nova liga acadêmica

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com uma nova liga acadêmica. Idealizada e criada pelos próprios alunos, a Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial (LACiMa) trata sobre temas voltado ao diagnóstico e ao tratamento cirúrgico de doenças, traumatismos e deformidades desta especialidade. Fundamentada nos eixos ensino continuado, vivência acadêmica e produção acadêmica, a grupo já promove reuniões.

A intenção de criar o novo espaço de estudo nasceu a partir de uma palestra sobre o tema, proferida pelo professor do curso de Odontologia e hoje preceptor do grupo, Guilherme Antonello, lembra o presidente da Liga, Bruce Scheidemandel. Na avaliação do acadêmico, mesmo o contato introdutório com o assunto foi suficiente para despertar a curiosidade do grupo.

Como forma de exercitar a educação continuada, são realizadas reuniões quinzenais para discussão de diversos assuntos. “Os temas são apresentados por duplas, então todos estudam, discutem e recebem orientação dos professores”, comenta o presidente da Liga.

Nesse primeiro momento, as atividades são para capacitação dos integrantes do grupo. Os momentos de prática acadêmica ocorrem de forma paralela às atuações clínicas cirúrgicas da universidade. O trabalho é feito na atuação de circulante, que é aquele que auxilia nos procedimentos, de forma a manter a esterilidade constante da sala cirúrgica e nos auxílios ao paciente no pré e pós-operatório.

Para Bruce, essa oportunidade de ação no dia a dia qualifica os estudantes como futuros profissionais. “Nós andamos nos corredores entre os blocos, e ficamos acompanhando as cirurgias, aprendendo, então estamos sendo expostos nessa vivência da rotina do cotidiano e isso te capacita”, comenta.

Uma terceira ramificação do trabalho do grupo é a produção de conhecimento, seja ele em forma de estudos e relatos de caso ou pesquisa científica. Embora ainda não exista nenhum projeto em andamento, aos poucos a estruturação está sendo feita.

Atualmente, a liga conta com 11 membros dos quais quatro entraram por meio de processo seletivo realizado recentemente. Não há previsão de seleção para novos integrantes para esse semestre. Para poder participar, é preciso estar no mínimo no quarto semestre.

Redação: Lia Xavier