/ Notícias / Nota da UCPel atualiza informações sobre prevenção ao coronavírus
Nota da UCPel atualiza informações sobre prevenção ao coronavírus
16.03.2020 | 17:29 | #institucional #coronavirus
Nota da UCPel atualiza informações sobre prevenção ao coronavírus

A Universidade Católica de Pelotas, seguindo recomendações do Comitê de Gestão COVID-19, formado por profissionais do Centro de Ciências da Saúde da UCPel e do Hospital Universitário São Francisco (HUSFP), atualiza, por meio desta nota, o status das medidas adotadas a fim de prevenir a transmissão do coronavírus:

- A UCPel não suspendeu o calendário acadêmico, visando garantir a continuidade do semestre letivo. As atividades estão mantidas e serão realizadas por meio de ambientes virtuais, como o Moodle, e através de iniciativas de educação a distância, com uso de ferramentas como web-aulas, Minha Biblioteca e Google Classroom. Ainda reforça que as atividades complementares on-line seguem disponíveis aos alunos.

- Estão igualmente mantidas as atividades do Centro da Criança São Luiz Gonzaga e do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, assim como do Hospital Universitário São Francisco de Paula e da Rádio Universidade.

- As atividades do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cetres) estão suspensas por tempo indeterminado.

- Está cancelada a formatura interna coletiva que seria realizada no dia 27/03/2020. Os alunos serão contatados para receberem informações sobre os procedimentos que serão adotados.

- Os setores administrativos da Universidade começam hoje (16/03/2020) a se adequar às medidas de prevenção, organizando-se para atuar em esquema de rodízio, de plantão e de home office. A universidade – incluindo os Centros Acadêmicos I e II - fechará as portas às 19h30min, a partir de terça (17/03/2020).

- O Comitê COVID-19 definiu que as pessoas com mais de 60 anos que trabalham nas empresas do Grupo APAC, com doenças crônicas ou que comprometem a imunidade, devem adotar o modelo de home office, se possível for, ou permanecer em casa.

- Funcionários e professores que apresentarem febre e sintomas de problemas respiratórios devem se manter afastados de atividades e buscar por atendimento em serviço de saúde, seguindo a recomendação médica indicada. Solicita-se, ainda, que comuniquem seus gestores sobre os sintomas.

- Salientamos àqueles que continuarão trabalhando na instituição que sigam as recomendações expressas de prevenção: ambientes arejados e com janelas abertas, manter a distância de dois metros entre as pessoas, lavagem frequente de mãos, higienização com uso de álcool gel, limpeza de bancadas a cada duas horas, realização de reuniões por videoconferência, suspensão de viagens de trabalho e restrições ao uso de elevadores.

A Universidade continuará aguardando novas orientações do Comitê de Gestão COVID-19, que voltará a se reunir para avaliar as condições epidemiológicas em curso no município e traçar possíveis novas medidas.