/ Notícias / Minicolóquios antecipam debates da terceira edição do Colóquio sobre Políticas Sociais da UCPel

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) organiza a realização do III Colóquio sobre Políticas Sociais: Práticas, saberes e estratégias emancipatórias, marcado para 29 e 30 de setembro. Como prévia das discussões, uma série de minicolóquios ocorre a partir do dia 17 deste mês.

Os minicolóquios podem ser organizados por professores, estudantes, movimentos populares e trabalhadores em geral das áreas das políticas sociais. “Estimulamos, principalmente, os conselhos municipais para aproveitarem esse momento e promover uma análise geral sobre a política desempenhada”, comenta uma das responsáveis pelo evento, a professora do PPGPSDH, Vini Rabassa da Silva.

Qualquer interessado em desenvolver um minicolóquio pode se cadastrar pelo e-mail coloquiops@gmail.com até sexta-feira (15), escolhendo uma das 13 políticas sociais disponibilizadas pelo evento. Estas incluem temáticas envolvendo saúde, educação, mulher, assistência social, segurança alimentar, habitação, trabalho, cultura, rural, migração, meio ambiente, raça e etnia.

Após o cadastro, os organizadores receberão um vídeo que servirá de suporte para a análise dos efeitos diretos da política setorial escolhida para debate. Os minicolóquios consistem em uma reunião remota que deve ser realizada no período de 17 de agosto a 6 de setembro. As reflexões desses encontros serão reunidas em apresentações virtuais com três slides cada, passando a compor o Mosaico de Políticas Sociais do Extremo Sul do Brasil.

O grande evento

O Colóquio Sobre Políticas Sociais é um evento bianual promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão: Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social (GPE PSCISS) e pelo Grupo de Pesquisa e Extensão - Política Social, Programas de transferência de Renda, Gênero e Pobreza do PPGPSDH.

O objetivo é promover um espaço de diálogo crítico e propositivo sobre as práticas relacionadas às políticas sociais, buscando emergir dessa discussão propostas concretas para melhorar seus efeitos. As inscrições para participar do terceiro colóquio devem ser abertas no dia 10 de setembro.

Redação: Max Cirne